Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/959
Título: Implantação de incubadora de empresas de base tecnológica: viabilidade e importância para o desenvolvimento do empreendedorismo no IF Sertão-PE Campus Floresta
Autor(es): Marques, Erisson Samuel Gomes
Palavras-chave: Pesquisa
Incubadora de empresas
Sociedade do conhecimento
Inovação tecnológica
Habtats de inovação
Data do documento: 2014
Citação: MARQUES, E. S. G. Implantação de incubadora de empresas de base tecnológica: viabilidade e importância para o desenvolvimento do empreendedorismo no IF Sertão-PE Campus Floresta. TCC (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, 66f., 2014.
Resumo: Este trabalho discorreu sobre a contribuição das incubadoras de empresas, no que se refere à educação e ao desenvolvimento econômico e tecnológico e analisou a viabilidade de sua implantação no IF Sertão Campus Floresta. Foi exposto no primeiro momento um nova sociedade construída com conhecimentos, em seguida foi abordado aspectos relacionados a Inovação Tecnológica e habitats de inovação. Na fundamentação teórica foi feita uma contextualização histórica acerca incubadoras de empresas, abordando suas características, objetivos, tipos, e outros. A pesquisa é qualitativa de caráter exploratório, descritiva e analítico. A técnica utilizada para realização do estudo é o estudo de caso. A instituição de ensino escolhida para a pesquisa é o IF Sertão Campus Floresta. A coleta de dados primários e secundários foi realizada utilizando a observação direta, análise documental e entrevistas semi-estruturadas. A amostra é composta por cinco respondentes e um grupo focal, com os representantes da sociedade (Gestão, Administrativo - Pesquisa e Inovação, Extensão, Docentes e Discentes). A análise através da triangulação dos dados representa a descrição e interpretação das informações coletadas. As conclusões e contribuição do estudo são feitas levando como base a análise dos resultados e sua convergência com a fundamentação teórica do estudo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/959
Aparece nas coleções:Gestão de tecnologia da informação (Campus Floresta)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.