Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/962
Título: A utilização de softwares livres nas escolas públicas estaduais da área urbana do município de Floresta - PE: um estudo de caso sobre o ponto de vista dos docentes
Autor(es): Santana, Enoque Cavalcanti de
Palavras-chave: Software Livre
Educação
Tecnologia
Data do documento: 2014
Citação: SANTANA, E. C. A utilização de softwares livres nas escolas públicas estaduais da área urbana do município de Floresta - PE: um estudo de caso sobre o ponto de vista dos docentes. TCC (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, 91f., 2014.
Resumo: O objetivo deste trabalho consiste em compreender como os professores têm interagido com os softwares livres nas escolas e como o tema está diretamente ligado ao ambiente escolar, mesmo que de forma implícita. Partindo de uma análise na literatura existente, busca-se mostrar um pouco da história e do movimento do software livres desde o início. Busca-se também entender as origens da FSF - Free Software Foundation - e suas concepções em defesa do código aberto. Busca-se ainda, entender os princípios e conceitos provenientes das quatro liberdades do software livre, a realização de um breve histórico do software livre no Brasil e o surgimento do sistema operacional Linux, assim como verificar a utilização dos softwares livres no ambiente escolar sob o ponto de vista dos professores. O presente estudo apresenta uma pesquisa de campo realizada em abril de 2014, onde foram colhidas amostras em todas as escolas públicas da rede estadual da zona urbana do município de Floresta - Pernambuco. As amostras, de cada escola, foram unificadas, a fim de torná-las uma amostra final, composta por 127 participantes, dos quais 126 responderam ao questionário e apenas 01 não quis responder ao questionário. Os resultados apresentam uma amostra variada quanto ao perfil, a idade e renda dos respondentes. No entanto, diferente do que se imaginava anteriormente, esses fatores não se mostraram como principais influências para a não utilização dos recursos tecnológicos e softwares livres. Já o fator formação, exerce uma influência direta sob a utilização de recursos como softwares livres. Nos capítulos 4 e 5 deste trabalho, é possível observar os resultados da pesquisa de forma descritiva e comentados, de forma mais detalhada.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/962
Aparece nas coleções:Gestão de tecnologia da informação (Campus Floresta)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.