Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/972
Título: Uma análise da eficácia do programa aluno conectado: um estudo de caso na microrregião de Itaparica- PE
Autor(es): Sá, Yara Regina Pereira Silva Menezes
Palavras-chave: Tecnologia da informação e comunicação
Programa aluno conectado
Inclusão digital
Data do documento: 2015
Citação: SÁ, Y. R. P. S. M. Uma análise da eficácia do programa aluno conectado: um estudo de caso na microrregião de Itaparica- PE. TCC (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, 52f., 2015.
Resumo: No ano de 2013, o Governo Federal do Brasil através do Comitê Gestor da internet no Brasil (CGI.br) torna público os resultados da terceira pesquisa TIC Educação, onde destaca-se que o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) não fora incorporado na sala de aula, além disso a pesquisa mostra que, os discentes, na sua maioria, buscam capacitar-se informalmente para o uso do computador, e que a principal aplicação das TICs na escola, se resume apenas ao aprendizado do próprio discente na utilização da tecnologia em questão. Assim, compreender e propor soluções para a problemática do uso racional e acadêmico das TICs no ambiente escolar representa um desafio para toda a sociedade brasileira. Embora o governo, em suas esferas federal e estadual, busque investir no binômio tecnologia e educação, a real compreensão dos vícios e limitações que o impede de lograr êxito estão na sala de aula, de onde pode partir as melhores soluções para a problemática. Por isso, este trabalho analisou o nível de conhecimento em informática básica do aluno do ensino médio da Rede Estadual de Pernambuco da microrregião de Itaparica/PE. De forma complementar também se verificou a necessidade de uma política pública de capacitação dos discentes no ambiente escolar, que possa ser replicada nas salas de aula do Brasil. Ao concluir que fornecer capacitação em informática básica aos alunos do ensino médio da rede pública estadual de Pernambuco é necessário, o trabalho sugere aos Govemo do Estado um modelo de curso, possivelmente aplicável nas escolas do estado.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Gestão da tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão da tecnologia da Informação.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/972
Aparece nas coleções:Gestão de tecnologia da informação (Campus Floresta)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma análise da eficácia do programa aluno conectado um estudo de caso na microrregião de Itaparica- PE.pdf16,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.