Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/980
Título: Capacitação para a produção sustentável de hortaliças com alternativas de insumos e novas tecnologias agroecológicas
Autor(es): Silva, Leidiane de Oliveira Souza
Palavras-chave: Agroecologia
Agricultura familiar
Capacitações para produtores
Data do documento: 2022
Citação: SILVA, Leidiane de Oliveira Souza. Capacitação para a produção sustentável de hortaliças com alternativas de insumos e novas tecnologias agroecológicas. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 39 f., 2022.
Resumo: Uma boa alimentação evita doenças causadas pela deficiência ou carência de vitaminas e essa ausência pode ser suprimida com a utilização de frutas, verduras e legumes em geral. A falta de conhecimento de técnicas e tecnologias apropriadas para melhorar os processos produtivos sustentáveis dificultam a produção e a comercialização dos produtos, interferindo assim na sua qualidade de vida, em especial dos pequenos agricultores. Diante disto, este projeto teve como objetivo principal capacitar produtores de baixa renda da agricultura familiar, alunos e profissionais da área, sobre a produção sustentável de hortaliças, apresentando alternativas de insumos de menor custo e novas tecnologias para a sua produção. As capacitações foram realizadas no Campus Petrolina Zona Rural/IFSertãoPE, em especial, no Centro de Tecnologias Sociais e na área de produção de hortaliças e no CRERJ (Centro de Reabilitação de Juazeiro-BA). Foram realizadas duas capacitações em formato de minicursos, com carga horária de 20h e um dia de Campo, sendo este realizado no CRERJ. Nas capacitações os agricultores conheceram tecnologias sociais e o manejo agroecológico para produção das hortaliças de maneira sustentável e econômica, atingindo um público de 77 participantes. Ao final do curso, foi elaborada uma cartilha e entregue a cada participante por meio de PDF. O planejamento e execução seguiu todas as Normas de Biossegurança estabelecidas pelo IFSertãoPE.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/980
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.