Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/982
Título: Desenvolvimento de um software de gestão de processos da fabricação de cerveja artesanal
Autor(es): Cruz, Yslândio de Souza
Palavras-chave: Indústria cervejeira
Cerveja artesanal
Desenvolvimento de software
Automatização - Cervejaria
Modelagem de Banco de dados
Data do documento: 2022
Citação: CRUZ, Y. de S. Desenvolvimento de um software de gestão de processos da fabricação de cerveja artesanal. TCC (Licenciatura em Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2022.
Resumo: A produção de cerveja é um dos mais antigos processos biotecnológicos tradicionais conhecidos, mas atualmente enfrenta crescente exigência na melhoria da qualidade do produto. Existe um aumento na popularidade de cervejas artesanais em todo o mundo, onde uma nova geração de produtos obtidos em pequenas cervejarias, focadas na produção de cervejas tradicionais e/ou inovadoras, têm impulsionado o consumo. Dentre os desafios das cervejarias artesanais brasileiras, está o desenvolvimento de produtos adequados ao gosto do consumidor brasileiro e a diminuição dos custos de produção, sem perda de qualidade, para tornar seus produtos competitivos. As cervejarias artesanais que detém uma produção pequena, mas com produtos de alta qualidade, possuem diversos de seus processos sendo operados de forma manual. Operações como pesagem, controle de temperatura, medições de volume, cronometragem dos tempos de processo e cálculos de formulação são operações independentes, manuais e que demandam tempo. Com base nisso, existe a necessidade de soluções tecnológicas para otimização e automação de processos da indústria cervejeira, como foco em pequenas cervejarias ou cervejarias artesanais. Assim, o objetivo deste projeto é desenvolver um software de gestão de processos cervejeiros, em tempo real, interligado à automatização da etapa quente de fabricação de cerveja artesanal por micro controlador, diminuindo a intervenção humana e elevando a quantidade e a qualidade da produção. Espera-se que, com este projeto, seja proporcionado um processo de automatização da etapa quente da fabricação de cerveja artesanal com o gerenciamento deste por meio de um software de gestão de processos cervejeiros como um modelo para a indústria cervejeira.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Licenciatura em Computação, sob a orientação do Prof. Msc. Luis Nícolas de Amorim Trigo.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/982
Aparece nas coleções:Licenciatura em Computação (Campus Petrolina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE DE GESTÃO DE PROCESSOS DA FABRICAÇÃO DE CERVEJA ARTESANAL.pdf4,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.