Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/983
Título: O curso de licenciatura em química do ifsertãope / campus ouricuri : perfil profissional do docente em química à luz do ppc de 2014
Autor(es): CARVALHO, Maria José de Matos
Palavras-chave: Currículo
PPP/ PPC
Licenciatura em Química
Perfil Profissional
Data do documento: 2023
Citação: CARVALHO, Maria José de Matos. O curso de licenciatura em química do ifsertãope / campus ouricuri : perfil profissional do docente em química à luz do ppc de 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Ouricuri, Ouricuri-PE 53 f.,2023.
Resumo: A presente pesquisa é resultado de uma análise documental que teve como objetivo investigar e discutir a proposta de formação inicial de professores de Química por meio da análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do Curso de Licenciatura em Química do IFSertãoPE - campus Ouricuri-PE. Para a constituição dos dados, foi analisada a grade curricular do curso e as disciplinas que o compõem, tendo como aporte teórico autores que discorrem sobre formação de professores e a importância da análise dos currículos de cursos, a saber: Libâneo (2008), Veiga (2006), Silva (2010), Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), Borges (2014), dentre outros. Buscou-se ainda, confrontar a análise tomando como norte os dispositivos legais de normatização da educação e as diretrizes nacionais para a formação docente em nosso país. Por meio das análises, observou-se que o curso atende às especificações legais quanto a carga horária para o estágio supervisionado, disciplinas específicas, práticas pedagógicas e as atividades complementares. Mas, existem algumas evidências que precisam ser reajustadas, uma delas é a oferta de algumas disciplinas que são essenciais para a construção do saber do licenciado em química como é o caso da disciplina de química medicinal que é tida como disciplina optativa. E a organização do saber para evitar a fragmentação (uma vez que disciplina do inicio do curso, que é ofertada no final como é o caso da disciplina História das ciências). Constatamos, portanto, que a estrutura curricular analisada atende em parte as Diretrizes Curriculares Nacionais, necessitando de uma adequação na sua matriz curricular.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/983
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química (Campus Ouricuri)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFSERTAOPE CAMPUS OURICURI - PERFIL PROFISSIONAL DO DOCENTE EM QUIMICA A LUZ DO PPC DE 2014.pdfTCC - Maria José de Matos Carvalho683,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.