Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/984
Título: Contribuições das metodologias ativas para o ensino a distância
Autor(es): Santos, Eliene Alves dos
Palavras-chave: Educação à distância
Metodologias ativas
Práticas de ensino
Data do documento: 2022
Citação: SANTOS, E. A. dos. Contribuições das metodologias ativas para o ensino a distância. TCC (Licenciatura em Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2022.
Resumo: A Educação a Distância (EaD) já é realidade no Brasil há muito tempo, especialmente nos cursos de graduação e pós-graduação, porém nos últimos anos com o desenvolvimento de novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) essa realidade está cada dia mais comum, em decorrência da pandemia do coronavírus, responsável pelo fechamento de escolas e universidades. Nesse sentido, é fundamental compreender como ocorre o processo de ensino-aprendizagem nesse formato, e sobretudo como as metodologias ativas devem ser inseridas no processo formativo com o objetivo de proporcionar um ensino de qualidade para todos. Para tanto, essa pesquisa busca realizar uma revisão bibliográfica, pautada em diversas fontes literárias como artigos científicos, livros e periódicos, buscando identificar as contribuições das metodologias ativas para o Ensino a Distância (EaD). Dessa forma, o trabalho trata-se de uma revisão de literatura considerando achados acadêmicos de autores que falavam sobre o tema em discussão. Para tanto, a pesquisa é classificada como pesquisa qualitativa e de caráter exploratório. Diante disso, a autora fez a definição de uma string de busca em repositório acadêmico, considerando o período de publicação e critérios de inclusão e exclusão dos trabalhos encontrados. Com isso os resultados obtidos com base nos estudos científicos já publicados, demonstram que a utilização das metodologias ativas no ensino a distância é muito positiva, pois favorece o entendimento dos conceitos e a aprendizagem do educando.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Licenciatura em Computação, sob a orientação do Prof. Msc. Jean Lucio Santos Evangelista.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/984
Aparece nas coleções:Licenciatura em Computação (Campus Petrolina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO A DISTÂNCIA.pdf8,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.