Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/985
Título: Educação em tempos de pandemia e as mediações tecnológicas: uma análise da pesquisa “escuta sensível” da Secretaria de Educação do município de Juazeiro-BA
Autor(es): Silva, Jackson Figueiredo da
Palavras-chave: Ensino remoto
Pandemia
Covid-19
Mediação tecnológica
Data do documento: 2021
Citação: SILVA, J. F. da. Educação em tempos de pandemia e as mediações tecnológicas: uma análise da pesquisa “escuta sensível” da Secretaria de Educação do município de Juazeiro-BA. TCC (Licenciatura em Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2021.
Resumo: Com o início da pandemia no ano de 2020 declarado pela OMS, a educação teve que se reinventar devido ao risco de contaminação por covid-19, sendo necessário à utilização de metodologias alinhadas a recursos tecnológicos, para que o professor pudesse alcançar o aluno e dar prosseguimento no processo de ensino-aprendizagem iniciado. O objetivo deste trabalho foi analisar a realidade vivenciada na educação municipal de Juazeiro-BA em tempos de pandemia e a importância das mediações tecnológicas utilizadas, fazendo uso dos dados da pesquisa “Escuta Sensível” realizada pela Secretaria Municipal de Educação. A revisão bibliográfica partiu de um embasamento com alguns autores que realizaram trabalhos de pesquisa no ano de 2020 com os temas de: pandemia, mediação tecnológica e ensino remoto, os quais serviram de base para a escrita desse trabalho. Optou-se por uma metodologia de abordagem qualitativa e descritiva, utilizando a análise documental da pesquisa “Escuta Sensível” aplicada no início do ano de 2021 fazendo o uso da análise de conteúdo. Como resultados pode-se perceber o desafio da formação dos professores para uso das tecnologias, a importância da mediação tecnológica no ensino remoto e a dificuldade de acesso aos recursos digitais por parte dos alunos o que retrata a desigualdade social como fator de entrave educacional. Conclui-se que apesar das dificuldades enfrentadas nessa mudança no ensino, uma boa porcentagem dos envolvidos considerou o ensino remoto satisfatório, podendo ser melhorado e continuado atrelado ao ensino presencial, necessitando de investimento público para acessibilidade aos recursos tecnológicos na educação.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Licenciatura em Computação, sob a orientação do Prof. Msc. Delza Cristina Guedes Amorim.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/985
Aparece nas coleções:Licenciatura em Computação (Campus Petrolina)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.