Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/986
Título: O uso e apropriação das tecnologias da informação e comunicação na agricultura familiar: um mapeamento sistemático da literatura
Autor(es): Oliveira, Mateus Joanderson da Silva
Palavras-chave: Agricultura familiar
Tecnologia da informação e comunicação
Agronegócio
Data do documento: 2022
Citação: OLIVEIRA, M. J. da S. O uso e apropriação das tecnologias da informação e comunicação na agricultura familiar: um mapeamento sistemático da literatura. TCC (Licenciatura em Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2022.
Resumo: A produção gerada pela agricultura é fonte de renda direta e indireta de diversas famílias, consequentemente passa por frequentes mudanças, entre as quais se pontua novas formas de manejo de produções a novos mecanismos de acompanhamento do trabalho realizado, algumas destas intercorrências vêm sendo ocasionadas pelo advento das tecnologias. Com isto, este manuscrito versa sobre a inserção e apropriação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas atividades relacionadas à agricultura familiar. Possuindo como objetivo subsidiar informações e verificar como se dá a inserção das tecnologias para contribuir com o desenvolvimento do agronegócio, além de identificar como o uso das TICs podem ser inseridos na rotina dos agricultores familiares. Sendo assim, foi realizado um mapeamento sistemático da literatura, com pesquisas realizadas nos Periódicos da Capes, Web of Science e Google Acadêmico, utilizando o Método de Análise de Conteúdo de Bardin (2011), para realizar o levantamento e tratamento dos dados de maneira qualitativa. Aponta-se como resultado desta pesquisa o aumento de interesse de parte dos Agricultores em utilizar as tecnologias como uma forma de beneficiar o desenvolvimento e gerenciamento de suas atividades, entretanto, nota-se que os produtores e partes interessadas ainda identificam a necessidade de realizar este tipo de monitoramento simultaneamente em registros manuscritos relevantes, apropriando-se dos materiais necessários.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Licenciatura em Computação, sob a orientação do Profa. Esp. Willmara Marques Monteiro.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/986
Aparece nas coleções:Licenciatura em Computação (Campus Petrolina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - O USO E APROPRIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR.pdf987,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.