Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/998
Título: Estudo bibliográfico sobre inteligência emocional e liderança nas organizações
Autor(es): Firmino, Anderson Luan Ribeiro
Palavras-chave: Emoções
Liderança
Organizações
Data do documento: 2023
Citação: FIRMINO, A. L. R. Estudo bibliográfico sobre inteligência emocional e liderança nas organizações. TCC (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, 39f., 2023.
Resumo: Com um mundo cada vez mais globalizado, pequenos fatores ganham destaque e funcionam frequentemente como um diferencial entre as organizações. Deste modo, fatores como a Inteligência Emocional e a Liderança ganham força no cenário empresarial, funcionando por muitas vezes como vantagem competitiva entre as empresas, e como fator de sucesso das mesmas. Levando em consideração a influência das emoções no comportamento do ser humano, a dominação dessas emoções por parte do líder se torna um grande ponto para definir como será a relação entre ele e os subordinados, funcionando como o grande fator para o sucesso ou insucesso dele na sua determinada função. O objetivo principal deste trabalho consiste em analisar de que forma a inteligência emocional é importante para as organizações e para atuação de um líder. Para isto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa descritiva a fim de conhecer a fundo os temas, buscando os principais autores e trabalhos já publicados com o intuito de esclarecer as definições a respeito do tema, e mostrar a importância da Inteligência Emocional (IE) na função da liderança. A partir deste trabalho, espera-se que pesquisadores futuros possam enxergar a importância a respeito dos temas, bem como realizar pesquisas que possam agregar e ajudar na proliferação da IE emocional nas organizações e no papel dos líderes.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/998
Aparece nas coleções:Gestão de tecnologia da informação (Campus Floresta)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES.pdf438,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.