Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1016
Título: Espaços educativos interdisciplinares relacionados à educação alimentar e nutricional no percurso formativo dos alunos do ensino médio integrado ao técnico
Autor(es): Carvalho, Aurelânia Miriam Teixeira de
Palavras-chave: Educação alimentar e nutricional
Temas transversais
Metadisciplinar
Espaços educativos
Data do documento: 2022
Citação: CARVALHO, A. M. T. Espaços educativos interdisciplinares relacionados à educação alimentar e nutricional no percurso formativo dos alunos do ensino médio integrado ao técnico. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2022.
Resumo: O contexto educacional das últimas décadas tem passado por inúmeras transformações que propiciaram a construção de uma ambiência favorável à discussão de temas transversais e a sua importância para o processo formativo da comunidade escolar. Assim, considerando a relevância da construção de novos espaços de reflexão sobre a inclusão de temas transversais no percurso formativo interdisciplinar, objetivou-se, por meio desta pesquisa, avaliar de que forma a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) está sendo trabalhada no currículo escolar do Ensino Médio Integrado ao Técnico no âmbito do campus Serra Talhada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. A trajetória metodológica se estruturou por meio da materialização pedagógica correlacionada ação-reflexão-ação. A amostra foi composta por professores da área propedêutica dos cursos do nível médio integrado ao técnico, Logística e Edificações. Os resultados observados indicam que 25% dos professores entrevistados organizavam atividades de modo a articular os saberes com a temática da EAN. Para 50%, não é possível efetivar a inclusão de conteúdos que abordem a temática porque não há previsão de temas relacionados à EAN em suas respectivas ementas. Conclui-se que o resultado desta pesquisa embase a necessidade de incluir o tema transversal EAN nos documentos norteadores da Instituição. Tal ação poderá ser compreendida como promotora de uma nova ambiência pedagógica interdisciplinar, em que os temas transversais sejam parte do processo de difusão dos conhecimentos necessários para a construção e/ou entendimento de espaços educativos interdisciplinares. Como produto educacional, a inspiração partiu da compreensão do universo metadisciplinar de construção de espaços educativos. A linha de Pesquisa na área de Ensino do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) se aproximou da linha 02, organizações e memórias de espaços pedagógicos na Educação profissional e tecnológica; macroprojeto 05 - Organização do currículo integrado na Educação Profissional e Tecnológica.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica em Rede nacional, ofertado pelo campus Salgueiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestra em Educação Profissional e Tecnológica.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1016
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.