Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1044
Título: Avaliação microbiológica de cervejas artesanais estilo IPA no estado de Pernambuco
Autor(es): Silva, Sumaya Ferreira da
Palavras-chave: Análise de alimentos
Cerveja artesanal
Fermentação
Tecnologia de bebidas
Controle de qualidade
Avaliação Microbiológica
Data do documento: 2022
Citação: SILVA, S. F. da. Avaliação microbiológica de cervejas artesanais estilo IPA no estado de Pernambuco. TCC (Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2022.
Resumo: A produção de cerveja devido ao seu extenso histórico pode ser considerada como uns dos mais antigos processos biotecnológicos. Estima se que o homem começou a utilizar bebidas fermentadas há 30 mil anos. Atualmente, a produção e o consumo de cervejas artesanais têm tido um crescimento significativo no Brasil, tendo em vista, que o sabor diferenciado dessa bebida vem chamando a atenção de um pú blico seletivo com paladar exigente. Todas as leveduras cervejeiras, tradicionalmente usadas na produção de cervejas ale e lager, são cepas de Saccharomyces cerevisiae que representam, em totalidade, um grupo diversificado de microrganismos. O estilo IPA ( Indian Pale Ale) é um subgrupo dentro do grande grupo das cervejas de alta fermentação (Ale), classificada como uma cerveja amarga e altamente lupulada. Todavia, pelo fato de não conter na legislação atual, regras para regulamentar a produção de cerveja ar tesanal, faz se necessário a aplicação de análises m icrobiológicas na formulação, a fim de identificar microrganismos contaminantes, trazendo, dessa forma, mais segurança ao consumidor. As análises abordadas foram realizadas conforme IN 60/2019 da Anvisa: Coliformes a 35º C, como também Bolores, Leveduras e Bactérias Heterotróficas. Posto isto, a presente proposta de projeto visa analisar as condições higiênico sanitárias das de cerveja artesanal estilo IPA na cidade de Petrolina PE.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Tecnologia em Alimentos, sob a orientação do Prof. Dr. Arão Cardoso Viana.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1044
Aparece nas coleções:Tecnologia em Alimentos (Campus Petrolina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE CERVEJAS ARTESANAIS.pdf546,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.