Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1075
Título: Ensino e aprendizagem de direito apoiados por gamificação na educação profissional e tecnológica
Autor(es): Leal, Anne Karoline Bandeira Bonfim
Palavras-chave: Ensino Jurídico
Aprendizagem Ativa
Gamificação
Educação Profissional e Tecnológica
Data do documento: 2021
Citação: LEAL, A.K.B.B. Ensino e aprendizagem de direito apoiados por gamificação na educação profissional e tecnológica. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2021.
Resumo: O ensino jurídico na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem sido realizado, muitas vezes, com a repetição de práticas docentes tradicionais, concentradas em aulas expositivas. Contudo, ao se trabalhar com conteúdos de Direito na Educação, em especial no Ensino Médio Integrado (EMI) aos cursos técnicos, o professor deve procurar modificar seu fazer docente, para que incentive os alunos a aprenderem os conteúdos necessários para suas vidas. Esta pesquisa tem como objetivo promover a aprendizagem ativa de conteúdos de Direito e o engajamento dos alunos do EMI ao Técnico em Administração por meio de estratégias de gamificação. A investigação foi desenvolvida dentro da linha de pesquisa de práticas educacionais do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Conduziu-se uma pesquisa-ação, com coleta de dados por meio de revisão sistemática de literatura; aplicação de questionários e desenvolvimento de estratégias de gamificação; que materializou o Produto Educacional, fruto desta pesquisa. A intervenção foi realizada com estudantes do 1º ano do EMI ao curso Técnico em Administração do IFPI campus Picos/PI. Como resultado, desenvolveu-se uma estratégia de prática docente que, possivelmente, proporcionou um processo ativo de aprendizagem e maior motivação e engajamento dos alunos.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1075
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ENSINO E APRENDIZAGEM DE DIREITO APOIADOS.pdf695,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.