Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1082
Título: Prospecção tecnológica de vinhos espumantes
Autor(es): Freitas, Pedro Fagundes de Souza
Palavras-chave: Vinho carbonatado
Vinho gaseificado
Champagne
Mapeamento tecnológico
Data do documento: 2023
Citação: Freitas, Pedro Fagundes de Souza. Prospecção tecnológica de vinhos espumantes. TCC (Tecnologia em Viticultura e Enologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, f 22., 2023.
Resumo: Esta prospecção tecnológica buscou o mapeamento dos documentos de patentes que englobam todos os processos relacionados aos vinhos espumantes nos últimos vinte anos. Para isso foram utilizadas as bases de dados online: Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), Google Patents e Espacenet, através das combinações de 17 descritores relacionados ao tema objeto do estudo, associados aos códigos de classificação internacional de patentes. Foram encontrados 209 resultados no Google Patents e 128 no Espacenet, quando associado a palavra-chave “Sparkling wine*” and “grape*” associada aos códigos de classificação internacional de patentes específico para vinhos espumantes (C12G1/06). Na base nacional do INPI, utilizando o mesmo código, foram encontrados apenas 1 documento. Os países que mais se destacam entre os depositantes são a China e os Estados Unidos da América, e a iniciativa privada é o setor responsável pelo maior número dos documentos depositados, chegando a 47,4% do total. A partir da análise dos resultados, verificou-se que há perspectivas de crescimento na área em estudo, dessa forma, espera-se que este estudo prospectivo estimule o desenvolvimento de inovações tecnológicas que envolvam os processos inerentes à produção de vinhos espumantes.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1082
Aparece nas coleções:Tecnologia em viticultura e enologia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DE VINHOS ESPUMANTES.pdf517,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.