Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1087
Título: Diversificando o ensino de física: proposta de sequência didática para o ensino de eletrostática
Autor(es): Santos, Elismárcio Mandú dos
Palavras-chave: Ensino física
Sequência didática
Interdisciplinaridade
Data do documento: 2022
Citação: SANTOS, E. M. Diversificando o ensino de física: proposta de sequência didática para o ensino de eletrostática. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Serra Talhada, Serra Talhada, PE, 131f., 2022.
Resumo: O ensino de Física na forma tradicional sempre foi pautado pela transmissão expositiva do conhecimento, sem tantos experimentos, sem demonstrações de como os fenômenos acontecem. Nesta perspectiva, novas formas e novas metodologias vêm sendo implementadas por professores que buscam diversificar e modificar a forma de ensinar Física, trazendo interdisciplinaridade e a interligação entre conceito e prática com o intuito de favorecer o ensino-aprendizagem dos docentes e discentes. Assim, neste mesmo pensamento, o objetivo deste trabalho é elaborar uma sequência didática utilizando metodologias distintas das usuais, como exemplo a Literatura de Cordel, que traz um incentivo a leitura, a Sala de Aula Invertida, que busca a participação ativa do aluno e os experimentos de baixo custo junto com as simulações computacionais para, de certa forma, demonstrar na prática o que diz a teoria estudada. O tema escolhido foi Eletrostática, onde a proposta pedagógica está separada em cinco capítulos, cada um deles com um subtópico específico do tema, mas todos abrangendo as quatro metodologias citadas. É perceptível que utilizar novos métodos podem fazer o ensino de Física algo mais dinâmico e atrativo ao mesmo tempo que se ensina um conteúdo complexo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Serra Talhada, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Física.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1087
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Serra Talhada)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - DIVERSIFICANDO O ENSINO DE FÍSICA - PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ELETROSTÁTICA.pdf2,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.