Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1105
Título: Sequência didática para introdução a óptica no ensino médio
Autor(es): Souza, Nayara Lima de
Palavras-chave: Proposta diferenciada
Ensino de óptica
Óptica geométrica
Metodologias ativas
Data do documento: 2022
Citação: SOUZA, N. L. Sequência didática para introdução a óptica no ensino médio. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Serra Talhada, Serra Talhada, PE, 40f., 2022.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso trata de uma proposta didática metodológica, com exemplos de metodologias ativas para o ensino de Óptica no ensino médio, especificamente, uma introdução ao assunto. Para que o ensino aprendizado aconteça de forma dinâmica e diferenciada, fazendo com que o aluno seja o sujeito principal por seu aprendizado, e tirando do professor, o rótulo de deter todo o conhecimento. As metodologias tratadas foram quatro: sala de aula invertida, simulação computacional, literatura de cordel e um jogo de cartas, com a proposta de mostrar o assunto de quatro maneiras diferentes, usando como exemplo, uma sequência de três ciclos, com cada metodologia citada, para que o professor a use em suas aulas ou escolha a que melhor se adequa a realidade dele e dos alunos. Saindo do padrão tradicional das aulas de Física, e adquirindo novos métodos, para atrair o aluno e prender sua atenção, gerando conhecimento de uma forma mais leve e divertida para ambas as partes.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado à coordenação do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Serra Talhada, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Física.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1105
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Serra Talhada)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INTRODUÇÃO A ÓPTICA NO ENSINO MÉDIO.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.