Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1107
Título: Obrigatoriedade do ensino da cultura afro: uma análise das leis 11.645/08 e 10.639/03 tomando como base o ensino de ciências
Autor(es): Silva, José Elton Barbosa da
Palavras-chave: Ciências naturais
Cultura afro-brasileira
Cultura Indígena
Data do documento: 2022
Citação: SILVA, J. E. B. Obrigatoriedade do ensino da cultura afro: uma análise das leis 11.645/08 e 10.639/03 tomando como base o ensino de ciências. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Serra Talhada, Serra Talhada, PE, 66f., 2022.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso preocupa-se discorrer sobre a obrigatoriedade do ensino da cultura afro e indígena, por isso manifesta-se como uma análise das Leis nº 11.645/2008 e nº 10.639/2003, especificamente no que se refere ao ensino das ciências naturais no Ensino Médio, sendo assim o objetivo geral do estudo é demonstrar como a Escola de Referência em Ensino Médio Alfredo de Carvalho do Município de Triunfo – Pernambuco aplica as Leis nº 11.645/2008 e nº 10.639/2003 em seu Projeto Político Pedagógico e como elas refletem no aprendizado e no fornecimento de conhecimento em sala de aula. Em relação aos objetivos específicos pretende: (1) apresentar algumas considerações relativas ao ensino das ciências naturais no Ensino Médio; (2) estabelecer a relação social existente entre África e Brasil; (3) descrever como são os materiais didáticos sobre a cultura Africana e Afro-brasileira para a Educação Básica; (4) apontar o surgimento, implantação, objetivos da lei nº 10.639/2003, assim como a relação com os privilégios da branquitude e a prática docente da Lei; (5) identificar as principais informações sobre a Escola de Referência em Ensino Médio Alfredo de Carvalho do Município de Triunfo – Pernambuco e sua adequação às Leis nº 11.645/2008 e nº 10.639/2003 e (6) explicitar, através da análise do questionário aplicado com professores da escola objeto do estudo, a realidade das aulas e a aplicabilidade da legislação pertinente ao assunto História Afro-brasileira e Indígena nas sala de aula. A justificativa para eleição da temática relaciona-se com sua pertinência, indispensabilidade, contemporaneidade e impacto social, uma vez que a inserção das temáticas história e cultura Afro-brasileira e indígena, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica, buscou privilegiar o respeito à pluralidade cultural que contribuiu para a construção da identidade coletiva brasileira, bem como para valorização dessas culturas e povos visando reparar eventuais danos, a perda da identidade e direitos desses grupos sociais. A metodologia do trabalho quanto à abordagem é quantitativa, quanto aos objetivos é uma pesquisa descritiva, quanto aos procedimentos técnicos emprega a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso através da aplicação de um questionário.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Serra Talhada, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Física.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1107
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Serra Talhada)



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