Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1108
Título: Experimentos e simulações: uma forma lúdica e contextualizada para o 9° ano do ensino fundamental
Autor(es): Oliveira, Gabriel dos Santos
Palavras-chave: Ensino física
Forma lúdica de ensino física 9° ano
Experimentos baixo custo
Simulações virtuais
Data do documento: 2022
Citação: OLIVEIRA, G. S. Experimentos e simulações: uma forma lúdica e contextualizada para o 9° ano do ensino fundamental. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Serra Talhada, Serra Talhada, PE, 48f., 2022.
Resumo: O presente trabalho está voltado em desmistificar o ensino de ciências para o 9° ano do ensino fundamental, visando assim, ensinar conceitos físicos de maneira diferente da forma tradicional, onde será ensinado de maneira lúdica com experimentos de baixo custo e ainda, utilizar de meios tecnológicos como simulações em laboratório virtual, afim melhorar o ensino-aprendizagem do estudante. A proposta é mostrar que existem vários meios de ensinar física, e com base nisso será abordado o uso de metodologias mostrando assim que o professor é capaz de desmistificar o ensino de física e através da ludicidade, ganhar a atenção e despertar interesse do estudante. Esse trabalho se dará da seguinte forma: será dividido em cinco módulos ao longo dos quatros bimestres onde, em cada modulo, uma área da física será abordada e dentro de cada modulo ao estudar a parte teórica será proposto um experimento ou uma simulação afim de mostrar como se comporta tais fenômenos físicos de tal área a ser estudada. Por fim é possível observar que para ensinar de forma recreativa, não é preciso ter laboratório ou equipamentos caros que muitas escolas não fornecem, ou seja, utilizando experimentos de baixo custo e simulações, as aulas de ciências se tornam mais atrativa e dinâmica fortalecendo o entendimento de conteúdos físicos, desnudando assim o ensino de física para o 9° ano do ensino fundamental.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Serra Talhada, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Física.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1108
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Serra Talhada)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EXPERIMENTOS E SIMULAÇÕES - UMA FORMA LÚDICA E CONTEXTUALIZADA PARA O 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.pdf.pdf2,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.