Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1118
Título: Educação em saúde no combate às fake news promovidas pelo movimento antivacinas na web
Autor(es): Silva, Marcelo Flávio Batista da
Palavras-chave: Educação profisssional
Educação para a saúde
Grupos antivacinação
Saúde coletiva
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, M. F. B. Educação em saúde no combate às fake news promovidas pelo movimento antivacinas na web. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2023.
Resumo: A busca pela saúde e qualidade de vida sempre esteve presente na sociedade. Aolongodemilhares de anos as pessoas adoeciam e morriam de causas desconhecidas semquenadapudesse ser efeito para evitar. O presente trabalho utiliza o referencial da pesquisabibliográfica. A amostra selecionada foi composta de artigos científicos voltados paraáreadasaúde coletiva, que abordassem a temática sobre vacinas, movimento antivacinas ecardseducativos, os quais trazem subsídio sobre a temática abordada e fundamentaçãoteórica. Osatores envolvidos foram alunos do 3º módulo do curso técnico em enfermagemregularmentematriculados no turno noturno de forma voluntária e espontânea semobrigatoriedadedeparticipação da ETE Jornalista Cyl Gallindo. Trata-se de uma pesquisa bibliográficaparaelaboração de um produto educacional, a ser desenvolvido na própria escola comos referidosalunos e posteriormente serem divulgados nas mídias digitais para combate ao movimentoantivacinas nas respectivas mídias. É notável a importância das vacinas no controledasdoenças infeciosas ao longo dos anos, assim como os avanços relacionados aos custos,efetividade, eficácia e segurança dos imunobiológicos. Contudo, apesar das conquistas obtidaspela vacinação em nível mundial, um movimento contrário à aplicação de vacinas tambémsurgiu e ganha notoriedade. É conhecido como movimento antivacinação, quecrescecontinuamente. É, portanto, necessário que o nosso país prossiga de forma consistentenessadireção em um campo de atuação em que foi tão bem sucedido não apenas nas imunizações,área de grandes conquistas históricas, mas sobretudo em pesquisa, desenvolvimentotecnológico e produção de vacinas inovadoras. A estratégia de comunicação deve ser revistaeaperfeiçoada, e para isso deve ter a presença de profissionais de comunicação de massa, parabuscar uma linguagem mais compreensível para o grande público. No entanto, seriatambémimportante o desenvolvimento de material científico/técnico para os profissionais desaúdepara as questões específicas das vacinas. Todos os meios eletrônicos disponíveis, comointernet, Facebook, WhatsApp e Twitter, entre outros, deveriam ser utilizados na divulgaçãodas informações de esclarecimento ao público sobre as vacinas e vacinações. Éimportantedestacar a necessidade urgente de reconhecimento pelas autoridades, emtodos os níveisde governo, de que a prevenção das doenças por imunização é questão central da saúdepública,pois quando a adequada cobertura vacinal na população-alvo é atingida e mantida, osresultados são altamente positivos, podendo erradicar/eliminar uma doença. Compreende-seque a Educação em Saúde deve ser articulada entre os órgãos públicos de saúde e educação,favorecendo a prevenção através da conscientização.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1118
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO COMBATE ÀS FAKE NEWS PROMOVIDAS PELO MOVIMENTO ANTIVACINAS.pdf2,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.