Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1126
Título: Mapeamento sistêmico da literatura em recursos tecnológicos utilizados para auxiliar na aplicação da gamificação no processo ensino-aprendizagem
Autor(es): Silva, Jamille Anderson Luiz da
Palavras-chave: Gamificação
Educação
Tecnologia da Informação e Comunicação
Ensino
Data do documento: 2020
Citação: SILVA, J. A. L. da. Mapeamento sistêmico da literatura em recursos tecnológicos utilizados para auxiliar na aplicação da gamificação no processo ensino-aprendizagem. Monografia (Programa de Pós Graduação Latu Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2020.
Resumo: A gamificação é a utilização de dinâmica, mecânica, estética e componentes de jogos em ambientes que não são jogos. Destaca-se seu uso na educação, onde funciona como metodologia ativa no processo ensino-aprendizagem para promover maior engajamento, motivação e participação de estudantes. Para isso, é possível obter uma maior interação e conexão entre os elementos de jogos e aprendizagem quando é utilizada em conjunto com Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) disponíveis em sala de aula. Contudo, observa-se que não há na literatura, estudos que sintetizaram em uma visão ampla, quais são os aplicativos, ambientes de aprendizagem, sistemas web, softwares ou plataformas online gamificados que podem ser utilizados por educadores para esse propósito. Dessa forma, o presente estudo objetiva investigar quais são os recursos tecnológicos utilizados para auxiliar na aplicação da gamificação no ensino. Para tanto, procedesse a um mapeamento sistemático da literatura que, a partir de uma pesquisa rebuscada, em estudos primários e de acordo com questões específicas, oportuniza uma perspectiva geral e possíveis evidências sobre o investigado. Desse modo, a partir dos resultados concluiu-se que há diversas ferramentas tecnológicas que combinam diferentes elementos de jogos para tentar obter um maior engajamento, motivação, interesse e participação dos alunos, sendo a maioria protótipos e Sistemas Interativos de Respostas para Estudantes (do inglês Game Student Response Systems – GSRS). Contudo, poucos recursos auxiliam o educador a planejar e estruturar disciplinas para serem gamificadas em sua dinâmica de funcionamento, incluindo mecânica, estética e componentes de jogos.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pós Graduação Latu Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação, sob a orientação do Prof. Msc. Fábio Cristiano Souza Oliveira.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1126
Aparece nas coleções:Tecnologias digitais aplicadas à educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Mapeamento Sistemático da Literatura em Recursos Tecnológicos Utilizados.pdf81,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.