Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1129
Título: Impacto do plano de estudo individual na aprendizagem discente do ensino médio integrado: um estudo de caso
Autor(es): Bezerra, Saulo de Lima
Palavras-chave: Ensino Técnico Integrado
Retenção Escolar
Aproveitamento Escolar
Estudo de Caso
Data do documento: 2023
Citação: BEZERRA, S. L. Impacto do plano de estudo individual na aprendizagem discente do ensino médio integrado: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2023.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo, mapear os principais resultados do Plano de Estudos Individual (PEI) na aprendizagem e aproveitamento acadêmico dos estudantes do curso Técnico Integrado em Eletrotécnica do IFCE-Cedro, apontando assim os reflexos causados pela adoção desta prática na aprendizagem dos alunos. No Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE), desde 2015, foi adotado este instrumento como uma ferramenta para tratar alguns casos de retenção escolar. Neste sentido, o PEI é uma novidade enquanto ferramenta para tratar situações relacionadas à retenção escolar, sendo o IFCE, pioneiro na sua utilização com esta finalidade no estado do Ceará. Observa-se que alguns autores se debruçam sobre o tema relacionado ao PEI e se percebe que outras instituições de ensino pelo mundo já o adotam, como podemos ver, por exemplo, em Nunes (2008), Teixeira (2012) e Vieira (2017), mas em sua maioria é adotado como alternativa para inclusão de alunos com algum tipo de déficit cognitivo ou mesmo pessoas com alguma síndrome do espectro autista, mas poucas o fazem como auxílio para os casos de retenção escolar, desta forma, para se chegar aos objetivos deste projeto foi feita a análise dos dados coletados em entrevistas com docentes e discentes do curso sobre a implementação e aplicação do PEI, bem como dados estatísticos obtidos junto a Coordenação de Controle Acadêmico (CCA) sobre o número de aprovações, retenções e destas últimas o quantitativo de alunos que são submetidos ao PEI. Após isto, apresentou-se um panorama de como esta prática tem refletido junto aos discentes do curso e por conseguinte produziu-se um manual com sugestões para a elaboração e execução do PEI, podendo assim motivar uma resposta pedagógica consistente com tal instrumento. A pesquisa foi de caráter qualitativo e se debruçou em um estudo de caso tendo como objeto, os atores que interagem no processo educacional do curso técnico integrado em Eletrotécnico do IFCE-Cedro.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1129
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.