Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1136
Título: Elaboração de procedimento operacional padrão (POP) para o laboratório de tecnologia de produtos de origem vegetal do IFSertãoPE - campus Salgueiro
Autor(es): Alencar, Juliene Aparecida Neves de
Palavras-chave: Padronização
Higienização
Gestão da qualidade
Ferramentas de qualidade
Pandemia
Data do documento: 2023
Citação: ALENCAR, J. A. N. de. Elaboração de procedimento operacional padrão (POP) para o laboratório de tecnologia de produtos de origem vegetal do IFSertãoPE - campus Salgueiro. TCC (Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2023.
Resumo: O tema proposto para esse trabalho tem uma significativa importância para os laboratórios da instituição, pelo fato de proporcionar a devida padronização nas suas atividades, oferecendo a todos os usuários qualidade e segurança já que neles contém os passos de como realizar as atividades dentro do laboratório, descrevendo assim todos os benefícios que podem proporcionar o seu uso. Esse trabalho teve como objetivo implantar os Procedimentos Operacionais Padronizados (POP ́S) no laboratório de tecnologia de origem vegetal do IFSertãoPE, campus Salgueiro. Inicialmente foi feito um levantamento de insumos e materiais congelados em freezer com data de validade vencida, ou não, utensílios quebrados, mofados, trincados e equipamentos com necessidade de conserto e manutenção. Após essa análise inicial foi identificada onde era necessária a elaboração dos POP de higienização. Os POP ́s elaborados foram impressos e fixados em seus respectivos lugares afim de que os usuários e manipuladores pudessem ver e realizar a higienização de forma correta, todos os POP ́s continham orientações simples e de fácil entendimento. Concluiu-se que os procedimentos operacionais padronizados são importantes ferramentas da qualidade para manutenção da higiene dos manipuladores, utensílios, equipamentos e ambiente, portanto, importantes para manter a qualidade sanitária no combate ao COVID 19 e manter a padronização das atividades de higienização realizadas dentro do laboratório.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1136
Aparece nas coleções:Tecnologia em Alimentos (Campus Salgueiro)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.