Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1202
Título: Sequência didática gamificada como estratégia pedagógica para fomentar o aprendizado ativo da língua portuguesa.
Autor(es): Silva, Marta Soraya Sousa
Palavras-chave: Gamificação
Sequência Didática Gamificada
Práticas pedagógicas
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, M. S. S. Metodologias Ativas e EPT: Percepções sobre o uso de aprendizagem baseada em projetos como ferramenta para o engajamento. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2023.
Resumo: Essa dissertação tem como objetivo averiguar as implicações do uso da gamificação em uma sequência didática, visando alcançar uma aprendizagem ativa e significativa no ensino da língua portuguesa. O problema de pesquisa concentra-se na carência de habilidades em língua portuguesa identificadas nos alunos do ensino médio de uma escola estadual de ensino integral técnico da Paraíba. A escolha da disciplina de língua portuguesa se fundamenta no alinhamento com o propósito de superar as defasagens de aprendizagem nesse componente curricular, as quais são essenciais para o pleno desenvolvimento da educação profissional e tecnológica (EPT). Para atingir o objetivo da pesquisa, adotou-se um método de estudo exploratório e descritivo de natureza aplicada, com uma abordagem quanti-qualitativa na investigação. Foram utilizadas técnicas de análise estatística descritiva para os dados quantitativos e análise de conteúdo para os dados qualitativos. A metodologia empregada para conduzir o estudo seguiu as etapas do Design Science Research (DSR), que incluem: (i) revisão sistemática da literatura para identificação do problema, (ii) construção de hipóteses que orientaram o desenvolvimento do produto educacional, (iii) desenvolvimento do produto educacional por meio de uma oficina pedagógica gamificada para docentes, culminando na elaboração de uma Sequência Didática Gamificada (SDG), (iv) aplicação e avaliação do produto educacional, (v) consolidação dos resultados e (vi) divulgação dos resultados. Para coletar dados, foram realizadas entrevistas e questionários com os docentes e discentes, respectivamente. O universo investigado foi composto por docentes atuantes na disciplina de nivelamento de língua portuguesa e discentes da 2a série do Ensino Médio Integral Técnico. Para a análise de dados foi adotada a análise estatística descritiva e análise de conteúdo, com abordagem lógico-semântico para interpretação dos dados. A análise de dados resultou no desenvolvimento do Produto Educacional (PE) intitulado “Sequência Didática Gamificada: O grito que rompe correntes”. Por fim, os resultados obtidos apontaram que a gamificação é uma alternativa promissora para estimular a motivação e o engajamento dos estudantes, tornando a aprendizagem mais significativa e conectada ao universo destes, sendo eficaz para o fortalecimento das aprendizagens na língua portuguesa.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1202
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)
DISSERTAÇÕES (ProfEPT)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.