Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1210
Título: Design thinking: estratégias pedagógicas interdisciplinares na educação profissional e tecnológica (EPT)
Autor(es): Brito, Josilene Almeida
Oliveira, Francisco Kelsen de
Pinto Neto, Antonio Ferrão Paiva
Melo, Cíntia de Kássia Pereira
Palavras-chave: Design thinking
Práticas educativas
Metodologia ativa
Educação profissional e tecnológica
EPT
ProfEPT
Data do documento: 2024
Editor: Editora IFSertãoPE
Citação: BRITO, J. A.; OLIVEIRA, F. K; PINTO NETO, A. F. P; MELO, C. K. P. (Org.). Design thinking: estratégias pedagógicas interdisciplinares na educação profissional e tecnológica (EPT). Petrolina: Editora IFSertãoPE, 2024.
Resumo: Este livro propõe à discussão sobre o uso da metodologia ativa do Design Thinking numa proposta de prática através de um planejamento de projeto de intervenção elaborado em sala de aula, visando conectar a teoria estudada à prática vivenciada por eles nos seus espaços de trabalho e suas reflexões advindas na atividade de ideação de uma proposta que promova um ensino mais significativo com uso de práticas pedagógicas para o Século XXI, na disciplina de Práticas Educativas em EPT no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica –ProfEPT. O desenho metodológico para a disciplina de Práticas em EPT, teve como objetivo, identificar práticas educacionais inovadoras para promover uma reflexão crítica, e posteriormente desafiar os discentes em inovar em suas práticas pedagógicas na ideação de um planejamento didático inovador com uso da metodologia do Design Thinking. O uso desta abordagem como diferencial no processo de ensino-aprendizagem, buscou sair da forma tradicional de ensino e propor novas experiências inovadoras utilizando a metodologia estruturada do Design Thinking, por ser uma metodologia centrada nas pessoas e enfatizando o uso da empatia no seu desenvolvimento, contribuindo para uma formação de indivíduos críticos, criativos e autônomos na busca de uma educação de qualidade. Essa prática educativa se materializou numa proposta de Projeto de Intervenção elaborado em sala de aula, usando a Metodologia do Design Thinking para conectar a teoria estudada à prática vivenciada por eles nos seus espaços de trabalho. Sendo assim, o livro foi preparado com a finalidade de contribuir com os colegas professores a reinventar os espaços em sala de aula, visando alcançar uma educação prazerosa e transformadora para nossos educandos.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1210
ISBN: 978-65-89380-32-0
Aparece nas coleções:E-Books

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
E-book_DT_EPT.pdf27,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.