Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1231
Título: Elaboração de Procedimentos Operacionais Padronizados (POP’S) para equipamentos do laboratório de físico-química: desafios e dificuldades
Autor(es): Rufino, Majivânio Paz
Palavras-chave: Tecnologia em alimentos
Procedimentos Operacionais Padronizados - POPs
Aquipamentos laboratoriais - físico-química
Data do documento: 2024
Citação: RUFINO. M. P. Elaboração de Procedimentos Operacionais Padronizados (POP’S) para equipamentos do laboratório de físico-química: desafios e dificuldades. TCC (Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2024.
Resumo: O laboratório de Físico-Química é um espaço importante para atividades complexas envolvendo substâncias e equipamentos. É nele que se destaca o ensino e a pesquisa, pautado na prática como meio de aprendizado mútuo entre discente, professor, técnicos e instituição de ensino. Abordar métodos e parâmetros que visem a organização e a facilidade de mobilidade e uso do ambiente é de caráter importante para uma melhor manutenção e utilização de equipamentos, vidrarias e reagentes. Visando a padronização do uso do laboratório, fez-se uma pesquisa qualitativa, embasada em normas técnicas vigentes, assim como literatura específica. Foram criados Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs), visando um melhor uso dos equipamentos, os mesmos foram dispostos em pastas sob os equipamentos referentes, ainda pensando na facilidade, foram criados QR codes dos arquivos em guarda no Google Drive. Também foram analisados dados de termos de recebimento de materiais referentes à licitação de vidrarias e materiais para o laboratório, termos fornecidos pela coordenação do curso, técnica de laboratório e Departamento de Almoxarifado e Patrimônio (DAP) do Campus. Ao vivenciar o laboratório se vê a necessidade de maiores observações. A associação com diferentes causas é aparente, principalmente em relação ao estado e as disposições gerais para a implementação de eficiência na distribuição de rendas para instituições de ensino e a falta de visão diante da pesquisa, pensando na importância da prática para o aluno e para a instituição como um todo.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1231
Aparece nas coleções:Tecnologia em Alimentos (Campus Salgueiro)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.