Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1271
Título: Abordagens gamificadas na aprendizagem de Projeto de Vida e Empreendedorismo no ensino remoto emergencial: Um relato de experiência na Residência Pedagógica.
Autor(es): Bezerra Junior, Josemar
Palavras-chave: Gamificação
Metodologias ativas
Projeto de Vida
Empreendedorismo
Data do documento: 2022
Citação: BEZZERA JUNIOR, J. Abordagens gamificadas na aprendizagem de Projeto de Vida e Empreendedorismo no ensino remoto emergencial: Um relato de experiência na Residência Pedagógica. TCC (Licenciatura em Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2022.
Resumo: O presente relato de experiência visa apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos na Residência Pedagógica no componente curricular de Projeto de Vida e Empreendedorismo em uma Escola de Referência em Ensino Médio, aplicando as metodologias ativas de gamificação, ensino baseado em jogo e projetos buscando atrair a atenção dos jovens alunos a conteúdos educacionais. A Residência Pedagógica possibilita ao residente a oportunidade de colocar em prática suas habilidades e competências desenvolvidas no processo de formação promovendo aplicação do conhecimento e atitudes necessárias para a prática profissional docente. Esta experiência nos cursos de licenciatura é um processo de aprendizagem necessário, pois ele prepara o residente aos desafios de uma carreira entrando em contato com a realidade sociocultural da instituição de ensino. Um desafio na atualidade é a pandemia do COVID-19, que impactou diretamente na educação devido ao Ensino Remoto Emergencial, aplicado durante o isolamento social orientado pela Organização Mundial da Saúde para combater o avanço da contaminação do vírus. Além disso, a desmotivação dos jovens da nova geração em relação à estrutura de ensino empírico, que foge do cotidiano deles com a evolução tecnológica e o engajamento que os jogos trazem principalmente os digitais. Portanto, participar da residência pedagógica no período de pandemia, facilitou ao autor a execução dos estágios curriculares em um momento em que a comunicação com as instituições de ensino estavam limitada e delicada, como também proporcionou experiências de ensino diferentes aplicando diversificadas metodologias propostas no programa, a participação em eventos que agregam positivamente na formação do licenciando principalmente com o auxílio e suporte que a residência dispõe. Diante disso conclui-se que a residência pedagógica incentiva e proporciona aos licenciandos em computação a pesquisa de ensino-aprendizagem. Além da importante contribuição das metodologias ativas na formação dos alunos participantes e o desenvolvimento que as atividades adotadas estimulou a eles.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Licenciatura em Computação, sob a orientação do Prof. Msc. Jean Lúcio Santos Evangelista
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1271
Aparece nas coleções:Licenciatura em Computação (Campus Petrolina)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.