Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1276
Título: Efeito bactericida do óleo essencial da cebola roxa (Allium Cepa) Extraído por ultrassom produzida na região do Vale do São Francisco
Autor(es): Lima, Jayne Ribeiro de
Palavras-chave: Reaproveitamento
Atividade antioxidade
Metodologia
Saúde
Data do documento: 2022
Citação: LIMA, J. R. Efeito bactericida do óleo essencial da cebola roxa (Allium Cepa) Extraído por ultrassom produzida na região do Vale do São Francisco. TCC (Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2022
Resumo: O Brasil é um tradicional produtor e consumidor de cebola, e em outubro de 2020 ocupou o 16º lugar como produtor mundial representando 2% da cebolicultura do planeta. Apesar disso, mesmo apresentando componentes agregadores para a saúde, em todo o bulbo, sua elevada utilização na produção e processamento faz com o que a cebola tenha como conseqüência o descarte industrial das partes não comestíveis. Com isso, o presente trabalho objetiva desenvolver, através da técnica de extração a frio e posterior análises físico-químicas, cromatográficas e microbiológicas, a caracterização do óleo essencial da cebola roxa comercializada na região do Vale do São Francisco, utilizando também para a produção do óleo essencial as cascas da cebola roxa, fonte de flavonóides, compostos aromáticos e antocianinas. Onde nas extrações realizadas para obtenção do óleo essencial no processo por ultrassom, notou-se que a primeira amostra apresentou um aspecto positivo com os dois solventes utilizados, porém a quantidade extraída com o hexano foi muito inferior ao álcool, em contrapartida para a segunda amostra o resultado só ocorreu com solvente Etanólico, o Hexano não houve desempenho satisfatório, isto é, não apresentou óleo essencial com esse solvente. Assim, podese perceber que as placas contendo os resultados obtidos na avaliação da atividade antimicrobiana com o hexano não demonstraram um desempenho satisfatório, em contrapartida, os resultados apresentados na análise microbiológica comprovam a ação anti bacteriostática com óleo essencial extraído com o álcool. Apesar da metodologia apresentada no presente trabalho ter demonstrado características pouco favoráveis para a realização de extrações utilizando o hexano, em compensação puderam-se notar diversos benefícios na técnica retratada, como por exemplo, uma não degradação da amostra e dos seus compostos. Contudo, novos estudos ainda precisam ser feitos para obtenção de resultados mais concretos.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Tecnologia em Alimentos, sob a orientação do Prof. Dr. Arão Cardoso Viana.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1276
Aparece nas coleções:Tecnologia em Alimentos (Campus Petrolina)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.