Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1394
Título: Revolucionando o ensino de história: o papel dos jogos digitais no ensino fundamental II e ensino médio
Autor(es): Torres, Raynara Escala Ribeiro
Palavras-chave: Jogos digitais
Ensino de história
Ensino médio
Gamificação
Data do documento: 2024
Citação: TORRES, R. E. R. Revolucionando o ensino de história: o papel dos jogos digitais no ensino fundamental II e ensino médio. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas á Educação - TECDAE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024.
Resumo: Esta pesquisa investiga o impacto dos jogos digitais no ensino de História, com foco nos estudantes do Ensino Fundamental II e Médio. O principal objetivo foi identificar como esses jogos podem estimular o interesse dos estudantes e melhorar sua compreensão dos períodos históricos, transformando o ensino tradicional. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa, com abordagem qualitativa e exploratória, que possibilita uma visão detalhada e crítica das pesquisas sobre o uso de jogos digitais no contexto educacional. O mecanismo de busca escolhido foi o Google Scholar, as buscas foram realizadas entre agosto e setembro de 2024, utilizando os descritores: "Gamificação", "Ensino de História", "Jogos digitais" e "Aprendizagem imersiva", considerando estudos publicados entre 2017 e 2024. Os resultados sugerem que, quando utilizados adequadamente no currículo escolar, os jogos digitais podem tornar as aulas mais dinâmicas e despertar maior motivação nos estudantes. Essa prática também estimula uma aprendizagem mais autônoma e crítica, permitindo que os estudantes aprofundem seu conhecimento sobre os temas históricos de maneira mais ativa e engajada.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas á Educação – TECDAE, sob a orientação do Profa. Dra. Cristiane Moraes Marinho.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1394
Aparece nas coleções:Tecnologias digitais aplicadas à educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-REVOLUCIONANDO O ENSINO DE HISTÓRIA- O PAPEL DOS JOGOS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.