Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    http://hdl.handle.net/123456789/1421| Título: | Aprendizagem baseada em jogos digitais: uma revisão sobre aplicação do Minecraft Education Edition no ensino de química. | 
| Autor(es): | Gonçalves, Denise de Fátima | 
| Palavras-chave: | Minecraft Education Edition Ensino de Química Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais Análise de Conteúdo TDIC  | 
| Data do documento: | 2024 | 
| Citação: | GONÇALVES, D. F. Aprendizagem baseada em jogos digitais: uma revisão sobre aplicação do Minecraft Education Edition no ensino de química. TCC (Programa De Pós-Graduação Latu Sensu Em Tecnologias Digitais Aplicadas À Educação — TECDAE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024. | 
| Resumo: | Diante das dificuldades encontradas por docentes em ensinar conteúdos químicos de cunho abstrato e o crescente uso de jogos digitais por crianças e adolescentes no século XXI, o presente estudo visa analisar as publicações existentes sobre o uso e impacto do jogo digital Minecraft Education Edition, também conhecido como Minecraft EDU, no ensino e aprendizagem de conceitos químicos. O Minecraft EDU é uma versão do popular jogo Minecraft, projetada especificamente para o uso educacional em sala de aula, que emprega recursos tecnológicos, para fins de implementação da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais. A pesquisa fundamentou-se em estudo qualitativo de natureza teórica, exploratória e descritiva, pautada em uma revisão bibliográfica realizada em periódicos (bases de dados, revistas científicas e anais de eventos), foram analisadas 7 publicações referentes ao uso do Minecraft EDU como ferramenta educacional no ensino de química para o Ensino Básico. Como resultado revela-se a exploração de possibilidades de ensino mediante jogos digitais, além de fornecer novas perspectivas e resoluções para algumas problemáticas, como a dificuldade de compreensão de conceitos abstratos relacionados a química e a escassez de laboratórios para ensino de química em instituições de ensino básico brasileiras. | 
| Descrição: | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Programa De Pós-Graduação Latu Sensu Em Tecnologias Digitais Aplicadas À Educação — TECDAE, sob a orientação do Prof. Me. Jean Lúcio Santos Evangelista. | 
| URI: | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1421 | 
| Aparece nas coleções: | Tecnologias digitais aplicadas à educação | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC-Aprendizagem baseada em jogos digitais uma revisão sobre aplicação do Minecraft Education Edition no ensino de química..pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.