Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1427
Título: | Abordagem lúdica no ensino aprendizagem de Química |
Autor(es): | Santiago, Joseane Alves Coelho |
Palavras-chave: | Educação Ensino de Química Ludicidade |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | SANTIAGO, J. A. C. Abordagem lúdica no ensino aprendizagem de Química. TCC (Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024. |
Resumo: | As atividades lúdicas vêm sendo um instrumento didático motivador e atrativo que proporcionam acesso do conhecimento de forma natural, prazerosa e espontânea. Dentre as alternativas no que diz respeito às atividades lúdicas que podem ser trabalhadas em sala de aula, destacam-se os jogos, que já fazem parte da vida do aluno desde a infância. Este trabalho buscou explorar e analisar a influência das atividades lúdicas no processo de aprendizagem, destacando sua importância no desenvolvimento cognitivo e socioemocional de adolescentes. O objetivo geral do trabalho é compreender como as atividades lúdicas como alternativa didática pode contribuir como metodologia de ensino e aprendizagem para abordar o ensino de Química Orgânica. A pesquisa está fundamentada em teorias pedagógicas que reconhecem o jogo e a brincadeira como elementos essenciais para o engajamento e a retenção do conhecimento. O estudo aborda a evolução do conceito de lúdico na educação e examina como práticas as atividades lúdicas podem ser integradas ao currículo escolar de maneira efetiva. O trabalho foi pautado em abordagem qualitativa com uso de estudo de campo e questionário. Ao final, são destacadas as contribuições desta pesquisa o quanto a abordagem lúdica no ensino e aprendizagem de Química pode ser uma ferramenta poderosa para promover o envolvimento dos alunos, a compreensão dos conceitos e o desenvolvimento de habilidades importantes para profissionais da educação, ressaltando a necessidade de repensar práticas pedagógicas tradicionais em busca de abordagens mais dinâmicas e alinhadas às características e necessidades dos alunos na contemporaneidade. Conclui-se que a pesquisa pode servir como um estímulo aos educadores no emprego dos jogos em salas de aula e que com o jogo “Tabuleiro de Química Orgânica” é possível aprender princípios de Química Orgânica. |
Descrição: | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Graduação em Licenciatura em Química, sob a orientação do Profa. Dra. Maria do Socorro Tavares Cavalcante Vieira. |
URI: | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1427 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Química (Campus Petrolina) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - ABORDAGEM LÚDICA NO ENSINO.pdf | 1,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.