Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1444
Título: Entre games, distrações e solidões: o uso de tecnologias móveis na sala de aula e suas implicações
Autor(es): Carvalho, Pedro Neves Gonçalves Franco de
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Neocolonialismo
Educação
Smartphones
Data do documento: 2024
Citação: CARVALHO, P. N. G. F. Entre games, distrações e solidões: o uso de tecnologias móveis na sala de aula e suas implicações. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas á Educação - TECDAE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024.
Resumo: O uso excessivo de smartphones entre crianças tem sido identificado como um problema significativo que afeta negativamente o desenvolvimento cognitivo e comportamental. Concomitantemente, no entanto, existem ainda diversas iniciativas pedagógicas que reforçam o quanto os smartphones podem facilitar a aprendizagem em contextos educacionais. Vemos, então, um aparente paradoxo e assim acreditamos ser extremamente válida uma revisão bibliográfica dos principais estudos que abordam os temas em questão, com o objetivo de auxiliar toda a comunidade escolar a saber como e quando implementar ações utilizando tecnologias móveis na sala de aula. A revisão bibliográfica será feita com a análise de documentos de domínio científico, tais como teses e artigos científicos, que trazem relatos de pesquisadores de todo o mundo, incluindo experiências internacionais que passaram a proibir em total o uso dos celulares em sala de aula. Assim, acreditamos que esses estudos indicam a necessidade urgente de uma abordagem mais crítica do uso de dispositivos móveis na educação, levando mais em consideração questões éticas, sanitárias e no que diz respeito à novas formas de neocolonialismo digital. Salientamos que não se trata de defender uma atitude meramente reativa ao uso de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, porém entendemos que o uso excessivo de dispositivos móveis é uma realidade entre nossas crianças e adolescentes e a falta de uma formação mais crítica dos profissionais da educação para trabalharem com estas tecnologias, é um dos grandes desafios da contemporaneidade que não pode ser ignorado.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas á Educação – TECDAE, sob a orientação do Prof. Eduardo Barbosa Vergolino.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1444
Aparece nas coleções:Tecnologias digitais aplicadas à educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-ENTRE GAMES, DISTRAÇÕES E SOLIDÕES.pdf2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.