Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1447
Título: Ensino de Português e gamificação: contribuições para o processo de ensino-aprendizado
Autor(es): Monteiro, Franciele do Nascimento
Palavras-chave: Ensino de Lingua Portuguesa
Gamificação
Educação
Data do documento: 2024
Citação: MONTEIRO, F. N. Ensino de Português e gamificação: contribuições para o processo de ensino-aprendizado. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - TECDAE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024.
Resumo: Por meio dessa pesquisa buscou-se realizar um levantamento acadêmico das contribuições e dos principais elementos da gamificação utilizados no ensino de Língua Portuguesa em projetos e relatos de docentes. Desenvolvendo-se na perspectiva de aprimorar o conhecimento acerca da gamificação através da revisão bibliográfica. No âmbito de uma pesquisa qualitativa por amostragem, procedimento técnico possibilitador de coleta de dados, foi estabelecido o recorte e análise de trabalhos publicados entre 2021 e 2024 acerca da gamificação no ensino de Português. A pesquisa identificou por meio do corpus analisado que o ensino atrelado a dinamicidade da gamificação fornece uma diversidade de benefícios para o aluno e o docente no processo de ensino aprendizado como a motivação, desenvolvimento dos processos de resolução de problemas, participação, pensamento crítico, sociabilidade, amadurecimento e reconhecimento da relevância de refletir e compreender as nuances do ensino como um todo às tecnologias atuais.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - TECDAE, sob a orientação do Prof. Msc. Jean Lúcio Santos Evangelista.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1447
Aparece nas coleções:Tecnologias digitais aplicadas à educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-ENSINO DE PORTUGUÊS E GAMIFICAÇÃO CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO.pdf624,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.