Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1460
Título: Metodologias ativas no ensino de Biologia: possibilidades e desafios para implementação no ensino médio
Autor(es): Lustosa, Eliane Alves
Palavras-chave: Ensino de Biologia
Metodolodias ativas
Componente curricular
Data do documento: 2024
Citação: LUSTOSA, E. A. Metodologias ativas no ensino de Biologia: possibilidades e desafios para implementação no ensino médio. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024.
Resumo: O componente curricular Biologia, no Ensino Médio, tem sido, predominantemente, trabalhado de forma descontextualizada e baseado em métodos tradicionais, nos quais o aluno assume um papel passivo, sendo incentivado apenas a memorizar conceitos e termos complexos. Em contrapartida, as metodologias ativas vêm ganhando destaque como alternativas auspiciosas, promovendo a autonomia do estudante e incentivando sua participação ativa na construção do conhecimento. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo investigar as possibilidades e os desafios para a implementação de metodologias ativas no ensino de Biologia no nível médio. A pesquisa, desenvolvida por meio de revisão bibliográfica, analisou artigos científicos disponíveis em bases de dados como Google Acadêmico e SciELO. Os resultados indicam que diversas metodologias ativas podem ser aplicadas para abordar conteúdos de Biologia, proporcionando benefícios significativos ao processo de ensino e de aprendizagem. No entanto, a implementação dessas metodologias ainda enfrenta desafios importantes, especialmente, devido às limitações estruturais das escolas e à necessidade de formação continuada dos professores.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação – TECDAE, sob a orientação da Profa. Dra. Clécia Simone Gonçalves Rosa Pacheco.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1460
Aparece nas coleções:Tecnologias digitais aplicadas à educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE BIOLOGIA POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO NO ENSINO MÉDIO.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.