Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1477
Título: | Sala de aula invertida para o ensino de biologia: um mapeamento sistemático |
Autor(es): | Oliveira, Vanusa Alves de |
Palavras-chave: | Ensino de Biologia Metodologias ativas |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | OLIVEIRA, V. A. Sala de aula invertida para o ensino de biologia: um mapeamento sistemático. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - TECDAE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024. |
Resumo: | Este trabalho apresenta um mapeamento sistemático que tem como objetivo analisar a viabilidade e implementação da Sala de Aula Invertida (SAI) ou Flipped Classroom no ensino de Biologia, a partir da identificação dos assuntos frequentemente abordados nesse contexto de ensino. A questão norteadora foi: como a metodologia sala de aula invertida pode ser utilizada para contemplar a aprendizagem de Biologia? A pesquisa também investigou uma questão mais específica, “quais as vantagens e benefícios do uso da Sala de aula invertida para o ensino de Biologia?” As produções científicas foram buscadas na Plataforma Sucupira, utilizando os descritores “sala de aula invertida” ou “flipped classroom”, no período temporal de 2020 a 2024 e concluímos a pesquisa em Agosto de 2024. Para identificar e analisar as produções acadêmicas existentes foi utilizado o mapeamento sistemático da literatura, com intuito de fornecer uma visão geral clara e estruturada do estado atual do uso da metodologia sala de aula invertida na área de biologia. Foram encontrados 18 estudos sobre a sala de aula invertida, abrangendo as áreas de biologia e ciências, física, matemática, química, educação, saúde e outras. Para o ensino de biologia, os resultados apontam cinco estudos que evidenciam a pertinência de continuar a implementação dessa metodologia em pesquisas futuras. |
Descrição: | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - TECDAE, sob a orientação do Prof. Dr. Fábio Cristiano Souza Oliveira. |
URI: | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1477 |
Aparece nas coleções: | Tecnologias digitais aplicadas à educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-SALA DE AULA INVERTIDA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA.pdf | 768,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.