Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1514
Título: | Mobile learning no ensino de citologia: desafios e possibilidades |
Autor(es): | Oliveira, Auta Paulina da Silva |
Palavras-chave: | Ensino de Biologia Dispositivos móveis Ensino-aprendizagem |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | OLIVEIRA, A. P. S. Mobile learning no ensino de citologia: desafios e possibilidades. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação – TECDAE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024. |
Resumo: | A área de ciências da natureza com ênfase no ensino de biologia, exige a inserção de metodologias que visem o rompimento do paradigma tradicional de educação. O ensino de biologia, dependendo da forma como será abordado pode despertar interesse ou ser enfadonho, sendo necessário fazer conexões do conteúdo científico com a realidade dos alunos, a fim de envolvê-los afetivamente. Nesse sentido, a citologia também conhecida como biologia celular, é um ramo da ciência que atua em diferentes áreas, sendo seu entendimento um pré-requisito para as demais áreas da biologia, mas devido a sua complexidade pode proporcionar um ensino descontextualizado e distante da realidade dos alunos. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi identificar os principais aplicativos de dispositivos móveis usados por professores do Ensino Médio para a aprendizagem de citologia. A pesquisa trata-se de um mapeamento sistemático e para coleta de dados dessa pesquisa utilizou-se o conjunto de palavras-chave: Ensino de citologia, Aplicativos móveis no ensino de Citologia e mobile learning no ensino de citologia para melhor direcionamento na busca de literatura. Para realização da pesquisa foi utilizado o site de busca: Google Scholar, sendo utilizados os materiais referentes ao intervalo de tempo de 2018-2024 (últimos seis anos). Foi possível avaliar 17 artigos dentre os quais apenas 10 atendiam ao objetivo da pesquisa, abordando aplicativos de dispositivos móveis usados para o ensino de citologia no ensino médio, os quais contribuíram para uma aprendizagem mais significativa dos envolvidos. |
Descrição: | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pós-Graduação em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação – TECDAE, sob a orientação do Prof. Dr. Fábio Cristiano Souza Oliveira. |
URI: | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1514 |
Aparece nas coleções: | Tecnologias digitais aplicadas à educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-MOBILE LEARNING NO ENSINO DE CITOLOGIA.pdf | 500,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.