Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1520
Título: O uso de recursos digitais por docentes no processo de ensino e aprendizagem
Autor(es): Ramos, Cleonice de Oliveira
Palavras-chave: Formação docente
Tecnologias digitais
Ensino-aprendizagem
Recursos digitais
Data do documento: 2024
Citação: RAMOS, C. O. O uso de recursos digitais por docentes no processo de ensino e aprendizagem. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - TECDAE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024.
Resumo: A utilização de recursos digitais no processo de ensino e aprendizagem é uma metodologia inovadora, uma vez que se baseia no desenvolvimento de novas abordagens para o processo de aprendizagem, por meio de experiências reais ou simuladas, visando criar condições para abordar, em diferentes situações, questões sociais, e desafios impostos pelas atividades fundamentais da prática. O estudo tem como objetivos sugerir o uso da tecnologia como um recurso digital para a utilização de docentes em suas práticas pedagógicas enquanto facilitador do processo de ensino e aprendizagem; elencar os principais desafios enfrentados pelos docentes ao integrar recursos digitais em suas práticas de ensino; averiguar se a utilização dos recursos digitais pode facilitar a aprendizagem dos estudantes. Este trabalho é uma revisão da literatura científica não sistemática. Apresentando a seguinte questão de pesquisa quais são os principais desafios enfrentados pelos docentes com relação ao uso dos recursos digitais e se estes recursos podem contribuir com a dinâmica de ensino e aprendizagem. A busca foi realizada nos bancos de dados: Google acadêmico e Scielo. Concluiu-se que o estudo alcançou os objetivos traçados, os quais foram analisados e expostos quais os benefícios e as dificuldades encontradas pelos docentes ao inserir este recurso na prática pedagógica. Constatou-se a necessidade da formação continuada para que o docente sinta-se preparado para inserir os recursos tecnológicos em sua prática de ensino, pois a educação no século XXI exige a inovação de ensino e aperfeiçoamento sempre.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - TECDAE, sob a orientação do Prof. Dr. Eduardo Barbosa Vergolino.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1520
Aparece nas coleções:Tecnologias digitais aplicadas à educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-O USO DE RECURSOS DIGITAIS POR DOCENTES NO PROCESSO.pdf222,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.