Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1521
Título: Explorando a robótica numa visão construtivista: relato de experiência na Academia Hacktown
Autor(es): Dias, Ricardo Nunes
Palavras-chave: Gamificação
Robótica
Construtivismo
Data do documento: 2024
Citação: DIAS, R. N. Explorando a robótica numa visão construtivista: relato de experiência na Academia Hacktown. TCC (Licenciatura em Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024.
Resumo: Estudos sobre pensamento computacional revelam que é possível viabilizar uma melhor compreensão do processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos escolares. Nessa perspectiva, o ensino de conceitos computacionais possibilita ao educando ampliar a habilidade de resolver problemas e praticar o raciocínio lógico. Este relato de experiência descreve as aulas de robótica ministradas a partir de agosto de 2022 e até dezembro de 2022, no projeto Academia Hacktown, no campus Petrolina IF Sertão PE, utilizando o construtivismo como abordagem pedagógica. As metodologias utilizadas foram storytelling, gamificação e computação desplugada. A abordagem de ensino buscou incentivar a curiosidade e a criatividade dos alunos, promovendo a construção do conhecimento por meio da experimentação prática. Para isso, foram utilizados como instrumentos kits de robótica, disponibilizados para que os alunos pudessem construir seus próprios robôs e programá-los para executar diferentes tarefas. As aulas foram direcionadas a duas turmas, ou seja, um total de trinta alunos do ensino fundamental II, com o objetivo de aplicar o pensamento computacional por meio do uso de robótica. As atividades desenvolvidas foram embasadas na perspectiva construtivista de Jean Piaget, que afirma que as pessoas desenvolvem seu próprio conhecimento e compreendem a sua realidade a partir de suas próprias experiências.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Graduação em Licenciatura em Computação, sob a orientação da Profa. Dra. Josilene Almeida Brito.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1521
Aparece nas coleções:Licenciatura em Computação (Campus Petrolina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-EXPLORANDO A ROBÓTICA NUMA VISÃO CONSTRUTIVISTA_ RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ACADEMIA HACKTOWN.pdf991,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.