Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1521
Título: | Explorando a robótica numa visão construtivista: relato de experiência na Academia Hacktown |
Autor(es): | Dias, Ricardo Nunes |
Palavras-chave: | Gamificação Robótica Construtivismo |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | DIAS, R. N. Explorando a robótica numa visão construtivista: relato de experiência na Academia Hacktown. TCC (Licenciatura em Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024. |
Resumo: | Estudos sobre pensamento computacional revelam que é possível viabilizar uma melhor compreensão do processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos escolares. Nessa perspectiva, o ensino de conceitos computacionais possibilita ao educando ampliar a habilidade de resolver problemas e praticar o raciocínio lógico. Este relato de experiência descreve as aulas de robótica ministradas a partir de agosto de 2022 e até dezembro de 2022, no projeto Academia Hacktown, no campus Petrolina IF Sertão PE, utilizando o construtivismo como abordagem pedagógica. As metodologias utilizadas foram storytelling, gamificação e computação desplugada. A abordagem de ensino buscou incentivar a curiosidade e a criatividade dos alunos, promovendo a construção do conhecimento por meio da experimentação prática. Para isso, foram utilizados como instrumentos kits de robótica, disponibilizados para que os alunos pudessem construir seus próprios robôs e programá-los para executar diferentes tarefas. As aulas foram direcionadas a duas turmas, ou seja, um total de trinta alunos do ensino fundamental II, com o objetivo de aplicar o pensamento computacional por meio do uso de robótica. As atividades desenvolvidas foram embasadas na perspectiva construtivista de Jean Piaget, que afirma que as pessoas desenvolvem seu próprio conhecimento e compreendem a sua realidade a partir de suas próprias experiências. |
Descrição: | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Graduação em Licenciatura em Computação, sob a orientação da Profa. Dra. Josilene Almeida Brito. |
URI: | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1521 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Computação (Campus Petrolina) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-EXPLORANDO A ROBÓTICA NUMA VISÃO CONSTRUTIVISTA_ RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ACADEMIA HACKTOWN.pdf | 991,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.