Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1546
Título: Campo minado em Libras: uma abordagem gamificada para apoiar no aprendizado dos números em linguagem de sinais
Autor(es): Queiroz, Mayrton Dias de
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Surdez
Educação inclusiva
Gamificação
Data do documento: 2024
Citação: QUEIROZ, M. D. Campo minado em Libras: uma abordagem gamificada para apoiar no aprendizado dos números em linguagem de sinais. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - TECDAE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2024.
Resumo: Conforme o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 5% da população brasileira possui alguma deficiência auditiva (DA). Assim, surge o desafio de encontrar alternativas capazes de facilitar a comunicação com as pessoas com DA. Para as pessoas com nível de surdez profunda, a comunicação se dá através da sua primeira língua, ou seja, a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Diante deste contexto, o objetivo do trabalho consiste em identificar uma alternativa para auxiliar pessoas que estão iniciando no aprendizado dos números em Libras. Foi possível desenvolver um campo minado em Libras, ou seja, os números que indicam a quantidade de minas no tabuleiro foram substituídos pelos sinais dos números em Libras, com o intuito de que o jogador se familiarize com a datilologia desses números. Nesse trabalho, foi apresentado o planejamento e a sequência de passos para a implementação do jogo na linguagem de programação Java. Assim, foi possível obter o jogo do campo minado em Libras para auxiliar no aprendizado dos números nessa linguagem de sinais.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - TECDAE, sob a orientação do Prof. Dr. Joabis Nobre Martins.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1546
Aparece nas coleções:Tecnologias digitais aplicadas à educação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.