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http://hdl.handle.net/123456789/1659
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Wicara Lima e | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-16T18:25:12Z | - |
dc.date.available | 2025-09-16T18:25:12Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, W. L. Estratégias pedagógicas para a abordagem de direitos trabalhistas no Enino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1659 | - |
dc.description.abstract | O Brasil é um país cheio de contradições e desigualdades, sendo assim, a educação básica integrada à educação profissional e tecnológica não deve servir apenas como um mero instrumento para a formação de mão-de-obra solicitado pelo mercado. Pelo contrário, deve ser reflexo da sociedade que se busca enquanto se educa, uma sociedade que valoriza os cidadãos, inclui e garante direitos sociais plenos, comprometendo-se com a classe trabalhadora. Neste sentido, os direitos trabalhistas tornam-se parte essencial da sociedade, afinal, é por meio deles que se formam relações justas que permitem o desenvolvimento de tudo aquilo que a Constituição Federal garante. Dessa forma, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar a importância do estudo de direitos trabalhistas no currículo do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica, por meio de estratégias pedagógicas que desenvolvam consciência crítica e o exercício da cidadania. Para fundamentar tais reflexões foram utilizados autores como Marise Ramos (2008), Gaudêncio Frigotto (2012), Arnaldo Antunes (2018), Sérgio Pinto Martins (2008) e Dante Moura (2007). Para tanto, utilizou-se uma metodologia com finalidade aplicada, por meio de pesquisa de análise documental e de campo, com natureza de cunho qualiquantitativa. A análise de campo se deu por meio da realização de entrevistas com professores e alunos do Ensino Médio Integrado Escola Técnica Estadual Pedro Muniz Falcão, em Araripina-PE. Além disso, foi desenvolvida uma Cartilha Digital sobre aspectos do Direito do Trabalho, para a utilização de professores e alunos, de maneira interdisciplinar e transversal. Os principais resultados indicam que o currículo integrado adotado pela instituição pesquisada possibilita o estudo em direito do trabalho, desde que de forma transversal. Por fim, concluiu-se que o desenvolvimento da matéria proposta é um instrumento apto a desenvolver competências que auxiliem os alunos no mundo do trabalho e no exercício da cidadania, formando consciência crítica na busca por uma sociedade mais justa. | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
dc.subject | Direitos trabalhistas | pt_BR |
dc.subject | Cartilha digital | pt_BR |
dc.subject | Transversalidade e cidadania | pt_BR |
dc.title | Estratégias pedagógicas para a abordagem de direitos trabalhistas no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÕES (ProfEPT) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO - ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A ABORDAGEM DE DIREITOS TRABALHISTAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO Á EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA.pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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