Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1659
Título: Estratégias pedagógicas para a abordagem de direitos trabalhistas no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica
Autor(es): Silva, Wicara Lima e
Palavras-chave: Ensino Médio Integrado
Direitos trabalhistas
Cartilha digital
Transversalidade e cidadania
Data do documento: 2025
Citação: SILVA, W. L. Estratégias pedagógicas para a abordagem de direitos trabalhistas no Enino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2025.
Resumo: O Brasil é um país cheio de contradições e desigualdades, sendo assim, a educação básica integrada à educação profissional e tecnológica não deve servir apenas como um mero instrumento para a formação de mão-de-obra solicitado pelo mercado. Pelo contrário, deve ser reflexo da sociedade que se busca enquanto se educa, uma sociedade que valoriza os cidadãos, inclui e garante direitos sociais plenos, comprometendo-se com a classe trabalhadora. Neste sentido, os direitos trabalhistas tornam-se parte essencial da sociedade, afinal, é por meio deles que se formam relações justas que permitem o desenvolvimento de tudo aquilo que a Constituição Federal garante. Dessa forma, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar a importância do estudo de direitos trabalhistas no currículo do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica, por meio de estratégias pedagógicas que desenvolvam consciência crítica e o exercício da cidadania. Para fundamentar tais reflexões foram utilizados autores como Marise Ramos (2008), Gaudêncio Frigotto (2012), Arnaldo Antunes (2018), Sérgio Pinto Martins (2008) e Dante Moura (2007). Para tanto, utilizou-se uma metodologia com finalidade aplicada, por meio de pesquisa de análise documental e de campo, com natureza de cunho qualiquantitativa. A análise de campo se deu por meio da realização de entrevistas com professores e alunos do Ensino Médio Integrado Escola Técnica Estadual Pedro Muniz Falcão, em Araripina-PE. Além disso, foi desenvolvida uma Cartilha Digital sobre aspectos do Direito do Trabalho, para a utilização de professores e alunos, de maneira interdisciplinar e transversal. Os principais resultados indicam que o currículo integrado adotado pela instituição pesquisada possibilita o estudo em direito do trabalho, desde que de forma transversal. Por fim, concluiu-se que o desenvolvimento da matéria proposta é um instrumento apto a desenvolver competências que auxiliem os alunos no mundo do trabalho e no exercício da cidadania, formando consciência crítica na busca por uma sociedade mais justa.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1659
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.