Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1677
Título: | O ensino de física no contexto da deficiência visual: uma proposta inclusiva de maquetes táteis-visuais para o estudo da ondulatória |
Autor(es): | Medeiros, Kívina Regina Gomes de |
Palavras-chave: | Ensino de Física Inclusão escolar Oficina Ondulatória Deficiência Visual |
Data do documento: | 2025 |
Citação: | MEDEIROS, K. R. G. O ensino de física no contexto da deficiência visual: uma proposta inclusiva de maquetes táteis-visuais para o estudo da ondulatória. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Serra Talhada, Serra Talhada, PE, 94f., 2025. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo apresentar um material didático adaptado para o Ensino de Física destinados aos estudantes com deficiência visual, com ênfase no 9º ano do Ensino Fundamental. O recurso desenvolvido resume-se em maquetes táteis-visuais que visam garantir a compreensão das relações entre o material criado e os conteúdos apresentados. Essa proposta tem por finalidade promover acessibilidade aos estudantes com cegueira e baixa visão, assegurando-lhes uma introdução inclusiva, durante seu primeiro contato com o componente curricular de Ciências. A oficina utiliza recursos adaptados para abordar conceitos introdutórios de ondulatória, como os fenômenos de refração, reflexão, dispersão e difração, além de uma maquete que representa os elementos de uma onda. A criação desses modelos fundamenta-se no Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), cujo foco principal é elaborar materiais que não precisem de adaptações adicionais, sendo igualmente úteis para todos os estudantes. Espera-se que o uso dessas maquetes em alto relevo e de baixo custo, contribua para uma compreensão mais inclusiva e significativa dos conceitos ondulatórios. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do curso de Licenciatura em Física, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Serra Talhada, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Física. |
URI: | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1677 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Física (Campus Serra Talhada) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - UMA PROPOSTA INCLUSIVA DE MAQUETES TÁTEIS-VISUAIS PARA O ESTUDO DA ONDULATÓRIA .pdf | 1,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.