Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1679
Título: Perspectivas e desafios: reflexões teóricas sobre as estratégias pedagógicas inovadoras para o ensino de física
Autor(es): Honorato, Maria Alíndia da Silva
Palavras-chave: Ensino de Física
Estratégias pedagógicas inovadoras
Abordagem Holística
Perspectivas
Data do documento: 2025
Citação: HONORATO, M. A. S. Perspectivas e desafios: reflexões teóricas sobre as estratégias pedagógicas inovadoras para o ensino de física. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Serra Talhada, Serra Talhada, PE, 44f., 2025.
Resumo: Este trabalho apresenta reflexões significativas sobre as perspectivas e desafios: reflexões teóricas sobre as estratégias pedagógicas inovadoras para o ensino de Física, buscando consolidar discussões sobre esses aspectos nessa trajetória. A presente pesquisa teve como objetivo investigar as estratégias pedagógicas inovadoras para o ensino de Física, visando compreender como essas abordagens contribuem para o processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista o entendimento desses fatores na formação crítico-reflexiva. O estudo foi organizado por meio de estudos teóricos, visando a compreensão das questões inerentes às estratégias pedagógicas inovadoras para o ensino de Física. A metodologia da pesquisa é de abordagem qualitativa, com delineamento de pesquisa bibliográfica, possibilitando observar uma gama de fenômenos acerca do processo. Dessa forma, o estudo reforçou a necessidade de um esforço conjunto na implementação efetiva dessas estratégias, com investimentos em infraestrutura, formação continuada para os professores e uma abordagem contextualizada. Em síntese, o desafio de implementar estratégias pedagógicas inovadoras exige uma abordagem holística e colaborativa, transformando o processo teórico-prático educacional. Nesse sentido, por meio desta pesquisa foi possível perceber a a importância das discussões que envolvem professores/tecnologias/estudantes, ressaltando que desafios ainda existem e a utilização das tecnologias é significativa, mas a construção de estratégias pedagógicas inovadoras para o ensino de Física pode possibilitar a construção de conhecimentos contextualizados, dinâmicos e inclusivos, potencializando o processo de ensino e aprendizagem no mundo atual.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do Curso de Licenciatura em Física, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Serra Talhada, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Física.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1679
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Serra Talhada)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.