Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1695
Título: Plantas alimentícias não convencionais (PANCS) com potencial bioativo para uso na elaboração de bebidas: uma revisão de literatura
Autor(es): Soares, Elane do Nascimento
Palavras-chave: Potencial bioativo
Clitoria ternatea L
Bougainvillea glabra
Tropaeolum majus L
Spilanthes oleracea L
Data do documento: 2023
Citação: SOARES, Elane do Nascimento. Plantas alimentícias não convencionais (PANCS) com potencial bioativo para uso na elaboração de bebidas: uma revisão de literatura. TCC (Tecnologia em Viticultura e Enologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 26 f., 2023.
Resumo: As plantas alimentícias não convencionais (PANCs) são hortaliças que possuem elevado valor nutracêutico com ações antioxidantes e anti-inflamatórias. Diversas PANCs já são utilizadas em preparações de alimentos e produtos funcionais, como no caso de bebidas. O objetivo do presente trabalho foi realizar uma revisão da literatura acerca do potencial bioativo das PANCs, com destaque para: Clitoria ternatea, Bougainvillea glabra, Tropaeolum majus L e Spilanthes oleracea L e seu potencial para o enriquecimento nutricional de bebidas. Foi realizada uma pesquisa exploratória nas bases de Google Acadêmico e Periódicos Capes, entre os anos de 2013 a 2023, utilizando como principais descritores e palavras chaves: “plantas alimentícias não convencionais”, “PANCs”, “compostos bioativos”, “bebidas”, “Clitoria ternatea L”, “Bougainvillea glabra”, “Tropaeolum majus L” e “Spilanthes oleracea L”. De maneira geral, os resultados de nossa pesquisa mostraram que os estudos com foco em PANCs apresentaram-se em maior número na língua portuguesa, contudo, quando relacionados à sua composição bioativa há um número crescente de estudos em inglês. Além disso, entre as PANCs exploradas neste estudo, a Clitoria ternatea se destaca exibindo um maior número de trabalhos que exploraram exclusivamente o seu potencial bioativo e seu uso na elaboração de bebidas. Desta forma, acredita-se que é necessário a comunidade científica explorar o potencial das PANCs como ferramenta para desenvolver novas tecnologias que valorizem seu uso, tendo em vista a sua capacidade bioativa e nutracêutica para o enriquecimento de bebidas.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1695
Aparece nas coleções:Tecnologia em viticultura e enologia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.