Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1699| Título: | Química com protagonismo estudantil: uso de metodologias ativas no ensino médio |
| Autor(es): | Cardoso, Leandro Dias Loiola |
| Palavras-chave: | Metodologias ativas Ensino de Química Ensino médio |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | CARDOSO, L. D. L. Química com protagonismo estudantil: uso de metodologias ativas no ensino médio. TCC (Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2025. |
| Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar a aplicação de metodologias ativas no ensino de Química durante o estágio supervisionado obrigatório, evidenciando suas contribuições para o protagonismo estudantil e a aprendizagem significativa no Ensino Médio. A pesquisa caracteriza-se como um relato de experiência de natureza qualitativa e descritiva, desenvolvido em turmas do ensino médio da rede pública, nas quais foram aplicadas quatro abordagens: gamificação, estudo de caso, ensino por investigação e POGIL (Process Oriented Guided Inquiry Learning). As atividades foram planejadas e executadas considerando o perfil das turmas, o conteúdo programado e os recursos disponíveis, com observações registradas em relatórios e devolutivas reflexivas. Os resultados indicaram que o uso das metodologias ativas favoreceu a motivação, a cooperação e a autonomia dos estudantes, além de potencializar o raciocínio crítico e o interesse pelos conteúdos químicos. Constatou-se, ainda, que o papel mediador do professor é essencial para conduzir a aprendizagem ativa e promover a integração entre teoria e prática. Conclui-se que a adoção dessas estratégias amplia as possibilidades didáticas no ensino de Química, fortalecendo a formação docente e a construção de uma prática pedagógica inovadora e significativa. |
| Descrição: | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Graduação em Licenciatura em Química, sob a orientação da Profa. Me. Delza Cristina Guedes Amorim. |
| URI: | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1699 |
| Aparece nas coleções: | Licenciatura em Química (Campus Petrolina) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC - QUÍMICA COM PROTAGONISMO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO MÉDIO.pdf | 6,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.