Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/374
Título: Avaliação da composição físico-química da CV.Cotton Candy na elaboração de vinho branco da região do submédio do vale do São Francisco
Autor(es): Silva, Laise Ferreira da
Palavras-chave: Enologia
Vinho Branco
Composição físico-química
Data do documento: 2019
Citação: SILVA, L. F. Avaliação da composição físico-química da CV.Cotton Candy na elaboração de vinho branco da região do submédio do vale do São Francisco. TCC (Tecnologia em Viticultura e Enologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina - PE, 2019.
Resumo: O Submédio do Vale do São Francisco destaca-se na produção de uvas para o consumo in natura e na elaboração de vinhos e espumantes. Dentre as variedades utilizadas para consumo in natura, a cultivar Cotton Candy uva da casta branca, sem semente, com bagas de porte médio se destaca por ter o aroma e sabor de algodão doce. O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial da composição físico-química da cv. Cotton candy para elaboração de vinhos brancos no Submédio do Vale do São Francisco. O vinho foi elaborado em caráter experimental na Escola do Vinho, localizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Petrolina-PE. Foram realizadas análises físico-químicas de acidez titulável (AT), teor alcoólico, extrato seco, dióxido de enxofre livre e total, pH, densidade e o teor de açúcares redutores totais no vinho. Os resultados indicam parâmetros analisados estão dentro dos limites legais permitidos pela legislação brasileira para elaboração de vinho de mesa. Os resultados deste estudo mostram o potencial positivo da variedade para o uso na vinificação de vinhos branco. Este trabalho é de grande importância para o setor vitivinícola da região do Vale do São Francisco com a possibilidade do uso de variedades Gourmet na produção de vinhos na região.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, como requisito parcial para obtenção de título de Tecnólogo em Viticultura e Enologia.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/374
Aparece nas coleções:Tecnologia em viticultura e enologia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.