Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/627
Título: Unidade didática para o ensino das práticas corporais de aventura no ensino médio integrado
Autor(es): Silva Junior, Edmilson Pereira e
Palavras-chave: Práticas de aventura
Unidade didática
Educação Profissional – Ensino médio integrado
Data do documento: 2020
Citação: SILVA JUNIOR, E. P. Unidade didática para o ensino das práticas corporais de aventura no ensino médio integrado. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do sertão pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro - PE, 114f., 2020.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo principal elaborar, desenvolver e avaliar uma Unidade Didática para o ensino das Práticas Corporais de Aventura (PCA) no Ensino Médio Integrado. Essa é uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa e do tipo descritivo exploratória. A coleta das informações se deu mediante a aplicação de questionário semiestruturado e através das observações feitas pelo pesquisador. Para a análise e interpretação dos dados foi utilizando as técnicas de Análise de Conteúdos Temático proposto por Bardim (2004; TAHARA, 2017). Participaram da pesquisa 71 alunos do ensino médio integrado. O produto educacional foi desenvolvido em sete aulas. A pesquisa mostrou que uma grande quantidade de alunos considerou importante a inclusão das PCA nas aulas de educação física do ensino médio integrado, onde busca por novas experiências foi o argumento mais utilizado para engajamento nas atividades. Identificou-se que a maioria dos alunos nunca tiveram experiências anteriores com as práticas corporais de aventura. Foi quase unanime os alunos que gostaram das atividades propostas pelo produto educacional. As sensações sentidas durante as PCA, segundo os alunos, foram: vertigem; euforia; alegria; prazer; entusiasmo; aflição; nervosismo; cansaço; e em maior quantidade a adrenalina o medo e a aventura. A maioria dos indivíduos relatou não ter existido nenhuma dificuldade ou obstáculo durante a realização das aulas, e os que citaram existir foram em relação a falta de equilíbrio, à altura e a falta de condicionamento físico. Pode-se afirmar que as metodologias utilizadas foram avaliadas positivamente pelos alunos, mostrando-se favorecer um melhor aprendizado e intencionalidade de participação dos indivíduos. As atividades que os alunos mais gostaram foram a trilha interpretativa e em segundo lugar o arvorismo. A maioria dos alunos relataram não precisar ser feitas mudança nas metodologias utilizadas e os que sugeriram foi para aumentar a carga horária das aulas. Pode-se avaliar que a proposta de Unidade Didática de PCA ocorreu de forma positiva, tendo grandes contribuições pedagógicas para a educação física e para a formação dos educandos, podendo ser tematizada e aplicada pelos professores de educação física no ensino médio integrado.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/627
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UNIDADE DIDÁTICA PARA O ENSINO DAS PRÁTICAS CORPORAIS DE.pdf2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.