Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/658
Título: Uma avaliação da metodologia de ensino colaborativo escollab 2.0 no ensino de lógica de programação nas escolas públicas da cidade de Floresta
Autor(es): Nogueira, Eldis José da Silva
Palavras-chave: Aplicativos
Avaliação da eficiência
Redes sociais
Colaboração
Data do documento: 2019
Citação: NOGUEIRA, E. J. S. Uma avaliação da metodologia de ensino colaborativo escollab 2.0 no ensino de lógica de programação nas escolas públicas da cidade de Floresta. TCC (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, 54f., 2019.
Resumo: Esta pesquisa apresenta como tema central o estudo da eficiência da metodologia de ensino ESCOLLAB 2.0, que tem como principais características a colaboração e a interação constante entre docentes e educandos, através do uso intensivo das redes sociais, aplicativos e dispositivos móveis. O presente estudo justifica-se devido ao fato de a educação brasileira apresentar resultados deficientes nos últimos anos em avaliações nacionais e internacionais, impondo a atenção sobre propostas que tragam luz sobre o das metodologias de ensino convencionais. Do ponto de vista metodológico, o método utilizado nesta monografia na fase de Investigação foi o modelo de pesquisa experimental do tipo “antes e depois” que, segundo Lakatos e Marconi (2003), é o mais indicado para investigações do padrão causa e efeito, tendo como público alvo os alunos de escolas públicas da rede estadual da cidade de Floresta-PE, para os quais foram ministrados cursos de lógica de programação utilizando a metodologia ESCOLLAB 2.0 e a forma tradicional de ensino. A coleta de dados foi realizada por meio de avaliações, sendo feitas uma antes do experimento e outra no fim do curso de logica de programação, buscando analisar o grau de aprendizagem dos alunos. Além disso, foi proposto um questionário socioeconômico, e analisadas as frequências das turmas. Os resultados obtidos são animadores e indicam a possibilidade de continuar a pesquisa. Além disso, a partir do levantamento de dados foi possível perceber que as redes sociais, dispositivos e aplicativos possuem a capacidade de ajudar no ensino-aprendizagem, assim como no compartilhamento de conhecimento por meio deles, melhorando o desempenho e a interação entre professores e alunos, tornando efetivo, de certo modo, a aprendizagem dos educandos, a qual se mostra tão deficiente. A conclusão deste trabalho reforça a necessidade de formas de ensino diferentes das tradicionais, para haver melhora significativa na situação do ensino brasileiro. Além disso, uma metodologia que estimule o aluno a se envolver mais na aprendizagem, é uma boa forma para que tal desenvolvimento ocorra, visto que esse é um problema muito complexo que não será resolvido apenas com o acréscimo de investimento financeiro adicional na área da educação.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/658
Aparece nas coleções:Gestão de tecnologia da informação (Campus Floresta)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELDIS JOSÉ - TCC Eldis v. final.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.