Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/669
Título: Aplicação de programa 5s em laboratório de físico-química e produção de sanitizantes como estratégia no enfrentamento do COVID-19
Autor(es): Oliveira, Gabriela Francisca de
Palavras-chave: Pandemia
Coronavírus
Sanitizante
Prevenção
Data do documento: 2021
Citação: OLIVEIRA, G. F. de. Aplicação de programa 5s em laboratório de físico-química e produção de sanitizantes como estratégia no enfrentamento do COVID-19. TCC (Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 39f., 2021.
Resumo: Final do ano de 2019 surgiu um novo vírus na China, denominado de coronavírus (SARS-COV-2), que deixou o mundo em alerta. Para tanto, foram utilizadas estratégias no combate ao vírus, e assim, a partir de cuidados higiênicos adequados, incluindo higienização das mãos com água e sabão; uso de álcool em gel 70%; utilização de máscaras e evitar aglomerações. Resultando em aumento de produção dos produtos usados para prevenção do coronavírus, onde é muito importante manter os cuidados nos laboratórios. Sendo assim, o programa 5S, que é um programa de qualidade, pode ajudar a manter a organização e otimização de tempo de produção dos produtos. O objetivo do estágio foi aplicar o sistema 5S no laboratório de físico-química do Campus Salgueiro (IFSertãoPE) e produção de sanitizantes para a prevenção do Covid-19. Durante o período de estágio, foram realizadas as seguintes atividades: organização dos laboratórios, utilizando o sistema 5S’s e produção de álcool gel 70%, sabão líquido e desinfetante, para serem doados à população, em inicial para os pais dos alunos do campus. Após a produção dos produtos, em quantidades suficientes, os kits foram formados e feitos a organização das doações. Ressalta-se a importância social na distribuição destes kits, pois muitas famílias não tem fácil acesso a esses produtos. Os laboratórios foram organizados em sistema 5S e isso proporcionou facilidade no desenvolvimento das atividades diárias exercidas. Os sanitizantes (álcool gel 70%, sabão líquido e desinfetante) foram produzidos em quantidades satisfatórias para a doação, a qual foi organizada e realizada pelo Campus Salgueiro do IFSertãoPE. O estágio foi um grande aprendizado, pois não só tive a oportunidade de colaborar para prevenção do vírus, como também de realizar uma ação social e contribuir na melhoria de vida das pessoas atendidas.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/669
Aparece nas coleções:Tecnologia em Alimentos (Campus Salgueiro)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RELATÓRIO DE ESTÁGIO - GABRIELA FRANCISCA DE OLIVEIRA.pdf925,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.