Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/671
Título: Aplicação de ferramentas de controle de qualidade em estabelecimento de comercialização de alimentos
Autor(es): Fernandes, Vanderleia Santos
Palavras-chave: Qualidade
Boas Práticas
RDC275/2002
Data do documento: 2021
Citação: FERNANDES, V. S. Aplicação de ferramentas de controle de qualidade em estabelecimento de comercialização de alimentos. TCC (Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 91f., 2021.
Resumo: A abordagem sobre o controle de qualidade diz respeito as boas práticas, que devem ser aplicadas na indústria e segmento alimentício. Foi avaliado o controle de qualidade em um estabelecimento de comercialização de alimentos. Para este efeito foram aplicadas duas listas de verificação (chekclist) tendo como base a RDC275/2002, cartilha de boas práticas e o manual de boas práticas. A fim de aplicar essa avaliação, foi realizado uma pesquisa de observação na qual foram listadas pontos de busca por melhoramento na infraestrutura, na manipulação e no armazenamento dos produtos. Obteve-se um bom resultado, ao final da aplicação da primeira checklist tinha-se um percentual de 47% de adequações após a realização de todas as atividades esse índice subiu para 51%. Ao final do estágio pode-se concluir que ocorreram mudanças significativas principalmente quanto aos manipuladores que ficaram mais atentos as boas práticas.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/671
Aparece nas coleções:Tecnologia em Alimentos (Campus Salgueiro)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RELATÓRIO DE ESTÁGIO VANDERLEIA-versão final.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.