Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/711
Título: Aplicação do método de Runge-Kutta em sistemas mecânicos no espaço de fase.
Autor(es): Lima, Carla Claudiane de
Palavras-chave: Física
Métodos numéricos
Runge-Kutta
Espaço de fase
Data do documento: 2021
Citação: LIMA, Carla Claudiane de. Aplicação do método de Runge-Kutta em sistemas mecânicos no espaço de fase. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Serra Talhada, Serra Talhada, PE, 32 f., 2021.
Resumo: Os métodos numéricos são algoritmos que tornam possível formular e resolver problemas matemáticos. Presentes na resolução de problemas complexos desde a antiguidade e melhorados com a criação de computadores capazes de realizar milhares de operações em pouquíssimo tempo, eles possuem grande contribuição na resolução de problemas físicos que não conseguimos resolver de maneira analítica. Um dos métodos numéricos mais utilizados na resolução de problemas que envolvam equações diferenciais é o método iterativo de passo único de Runge-Kutta, onde o método de 4ª ordem é comumente mais empregado por possuir um erro menor. Neste trabalho, utilizamos o método numérico de Runge-Kutta de 4ª ordem, no software Mathematica®, para construir diagramas no espaço de fase de alguns sistemas físicos, sendo eles: pêndulo simples, oscilador harmônico unidimensional e bidimensional e o oscilador anarmônico. Esses sistemas são aqui descritos em termos da mecânica hamiltoniana objetivando a construção de diagramas que representam os possíveis estado do sistema. Os resultados do presente trabalho corroboram os descritos na literatura.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/711
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Serra Talhada)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - APLICAÇÃO DO MÉTODO DE RUNGE-KUTTA EM SISTEMAS MECÂNICOS NO ESPAÇO DE FASE .pdf948,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.